terça-feira, 28 de julho de 2009

chilii


Para fazer o chili, deixei de molho umas 3 xícaras de feijão e depois cozinhei apenas com sal. Depois de cozido, escorro e reservo a água, separo uma parte de grãos inteiros e o restante eu amasso até formar uma pasta (se você quiser pode usar o processador ou, sei lá, liquidificador, também pode mas se o feijão estiver bem cozido, nem carece). Fica tudo reservado lá enquanto eu vou fazer a carne...Carne moída de primeira (mais ou menos 1/2 kg) na panela sem nenhum tempero, até que ela solte aquela água e comece a fritar. Nesse momento eu começo a temperá-la - umas 2 cebolas picadas, alho picado a gosto, 1 ou 2 pimentões vermelhos picados, tomate sem pele e sem semente picado, pimenta picada na quantidade que teu paladar apreciar (com semente - usei a americana e a dedo de moça), sal, louro, chili e cominho em pó. Fritei tudo muito bem (é necessário agregar um tantinho de nada de óleo - na minha cozinha só entra o de girassol há décadas) e juntei uma xícara de polpa de tomate, um pouco da água do cozimento do feijão e os grãos amassados. Mexi bem, provei, acertei os temperos e deixei tudo cozinhar junto e ficar num ponto bem cremoso. Por fim, juntei os grãos de feijão inteiros que eu havia separado.Para finalizar, o chili vai bem quente para uma travessa e recebe uma cobertura generosa de queijo prato ralado que, com o calor, vai praticamente derreter todo. Se você quiser fazer o prato com antecedência, basta deixar a travessa montada e depois aquecer no forno.


ivonete gomes fonseca salles.

Nenhum comentário: