quinta-feira, 30 de julho de 2009

cassoulet!!!







Ingredientes
800g de feijão branco (escolhido)
300g de bacon
200g de costela de porco defumada
400g de paio
300g de linguiça calabresa
1 frango assado (coxas, asas e pedaços do peito)
1 cebola grande inteira descascada
5 cravos da Índia
2 cenouras médias descascadas
1 bouquet garni (1/2 maço de salsa, 1/4 maço de alecrim, 2 folhas de louro. Amarrados com barbante ou linha de algodão)
4 dentes de alho picados ou ralados
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
4 tomates sem pele e sem sementes picados
1/2 maço de salsinha picada grosseiramente
3L-quanto baste para cobrir de água (ou caldo de frango)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Migalhas de pão de fôrma ou panko (farinha de rosca japonesa)
Modo
A receita não é difícil, é bem simples. Porém, possui várias etapas que podem ser divididas em três dias.
Dia UmEscolha o feijão branco, como faria com o feijão normal. Lave os feijões duas vezes, quando fiz isso a água saiu marrom.
Coloque numa tigela grande e cubra com água (uns 7-10cm de altura de água acima dos feijões), e quando digo grande é grande mesmo! O feijão irá crescer umas 3 vezes o seu tamanho original. Deixe descansar por 24 horas.(Dia Dois)Escorra o feijão e lave duas vezes. Transfira os feijões para uma panela grande (usei uma de 7L) e acrescente: paio, linguiça, cenoura, cebola (com os cravos espetados nela) e bouquet garni, todos inteiros.
Corte em pedaços grosseiros a costela (deixe com o osso) e bacon (se tiver uma capa de gordura muito grande, pode retirar um pouco). O extrato de tomate e o alho ralado. Coloque na panela também.Em seguida, cubra com a água ou caldo de frango (usei só água mesmo). Coloque sal só para cozinhar o feijão, caso precise de mais será corrigido no final.
Leve ao fogo alto, quando ferver abaixe o fogo e cozinhe por 1h30 a 2 horas com a tampa entre aberta (se fechar totalmente pode vazar líquido). O feijão deve estar cozido depois desse tempo. Aproximadamente nos primeiros 30 minutos poderá aparecer uma espuma sobre o líquido, recomendo que retire com uma escumadeira.
Após o cozimento, retire as peças de carne e os vegetais (cenoura, cebola e o bouquet), e acrescente os tomates e a salsinha. Deixe cozinhar brevemente (5 minutos) e experimente, procurando acertar o sal e a pimenta. Deve estar temperado, por mais que as carnes possuam sal é importante não faltar tempero. Caso tenha ficado muito caldo, deixe cozinhando por mais uns 10-20 minutos.
A cebola e o bouquet podem ser descartados. Pré-aqueça o forno em 180º-200ºC.
Corte as peças de carne que estão inteiras (paio, linguiça e o frango), o paio possui a “pele” (a tripa ou filme comestível) recomendo que retire antes de fatiar. E o frango, deixe as coxas e as asas inteiras com a pele. Corte a cenoura em rodelas.
Numa travessa grande que possa ir ao forno (38×26x7 cm, aproximadamente), faça uma camada uniforme de feijão e sobre ela disponha as carnes e a cenoura com fartura. Então, cubra com mais feijão tudo. Para mim sobrou cerca de 2 xícaras de feijão e alguns pedaços de frango.
Para finalizar, faça uma camada de panko (ou migalhas de pão de fôrma) e regue com um fio de azeite. Antes de levar ao forno, recomendo que coloque uma assadeira por baixo da travessa ou na grade inferior do forno, pois a medida que assa o caldo pode vazar.
Leve ao forno em 180º-200ºC e asse for 1h30 a 2 horas, até ficar bem dourado essa camada de pão. Desligue e deixe esfriar bem, cubra com papel alumínio e leve para a geladeira.
Caso queira servir imediatamente depois dessas duas horas no dia dois também pode, pois o prato está pronto. Porém, fica melhor no dia seguinte.
Dia TrêsLeve a travessa ao forno novamente a 180º-200ºC por 1h30 ou até estar bem quente. Sirva quente, se desejar pode ser acompanhado de arroz, mas não é necessário

ivonete gomes fonseca salles.

Nenhum comentário: