quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dicas de farofas para o dia de natal!!!!




A minha farofa esse ano será de maracujá, coco e castanha de caju.para acompanhar o peru com molho de carambola e tender com chutney de abacaxi.Além do bolo de frutas feito com gengibirra.Tudo será bem brasileiro.

A minha farofa tem uma fritadad de linguiça toscana sem a pele com pedacinhos de bacon, cebola picada, temperinhos diversos e para dar uma cor natalina eu coloco um pouco de beterraba ralada. No final de tudo misturo bastante coentro picado para o vermelho e o verde se encontrarem.Bjs!

Esse ano eu vou levar a farofa na minha mãe, que comi esses dias na casa de uma amiga. Amei a farofa. É assim óh:3 CENOURAS RALADAS1 LATA DE ERVILHA 1 LATA DE MILHO VERDE20 AZEITONAS SEM CAROÇO PICADAS 3 OVOS COZIDOS 1 PIMENTÃO VERDE PICADO BEM FINO1 PIMENTÃO VERMELHO PICADO BEM FINO2 TOMATES PICADOS 1 CEBOLA GRANDE PICADA1 XÍCARA DE UVA PASSACHEIRO VERDE E SAL1 1/2 XICARA DE FARINHA DE MILHO1 1/2 XÍCARA DE FARINHA DE MANDIOCA MAIS OU MENOS UMA XÍCARA DE OLEO OU AZEITE É tudo de bom gente.=)Beijos

Eu não sei as quantias, mas acho que dá pra usar o coração pra dosar - no melhor estilo Katita. hehehe...Gente, vou passar a receita de Farofa Alemã (que é bem úmida) da mamãe.Frita um tanto de bacon com calabresa. Reserva. Na mesma gordurinha refoga alho, cebola e tomate sem pele e sem sementes. De preferência, aqueles tomates bem madurinhos!Ferva os miúdos que já vem nas aves e pique miudinho. Coloque junto para refogar. Mantenha o fogo baixinho para que fique úmido. Tempera com tudo que é bom e a gente adora: cebolinha, salsinha, passas (das duas cores, pra quem gosta), pimenta do reino, castanha, nozes, sal. Coloque o bacon e a linguicinha que vc fritou lá no comecinho junto. Regue com um tanto de azeite honestíssimo.Espere essa mistura esfriar bem! Isso é importante para não virar pirão.Depois: um tanto de farinha de rosca, outro tanto de farinha de mandioca. Mas só o suficiente para que fique unido, sem ficar seco!Soque a bichinha dentro da ave escolhida - peru, chester, fiesta, um franguinho honesto! A dica é descolar a pele perto das coxas para caber mais farofets. Faça uma bolinha da farofa pra fora do buraco da ave, pra ficar ainda mais diliça. Essa partezinha que tosta da farofa, é disputada a tapas!Aí coma, coma, coma sem culpa.Caso sobre um tanto que não coube no bicho, asse em uma forma e sirva em fatias. FIca bão também!!!

A farofa da minha mãe é simplesmete deliciosa! Chama farofa de nozes com damasco!Primeiro derrete manteiga, frita bacon picadinho, junta alho socado, azeitonas verdes picadas, passas sem sementes, um pouco de vinagre branco, ¾ de xícara de damascos doces picadinhos, mesma quantia de nozes pecan picadas. Junte a farinha e misture até a farofa ficar homogênea.Agora o pulo do gato: a "farinha" é feita de 400g de biscoitos cream cracker moídos! Ah, Pra temperar pode colocar sal, 1 colher de mostarda, molho de pimenta,salsinha e cebolinha a gosto.Fica tuuuudo de bom!Beijocas.

Minha farofa é simples,mas com muito sabor.Uso manteiga, colorau(p/ficar amarelinha),cebola picadinha,uvas passas branca e preta, nozes, farinha de mandioca na proporção certinha p/ não ficar muito seca e sal.Você faz o tanto que quiser e ao seu gosto.Forro um pirex bem bonito com folhas de couve bem lavadinha e sequinha dai boto a farofa dou uns retoques (vermelinho) pimenta ou pimentão feitos em florzinhas.Fica leve,gostosa.

Bem a minha farofa é assim:Douro cebola picadinha na manteiga...ascrescento cenoura ralada (crua), milho verde, pimentão vermelho e amarelo, uva-passa, ovos cozidos picados, tempero com sal e pimenta e junto farinha de mandioca torrada. No final coloco umas folhas de couve hiper, super, mega picadinha mas muiiito fininha mesmo...E uso para decorar o peru e enfeito com frutas em calda.

tiradas do rainhas do lar!!!

diva....


Nenhum comentário: