quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ai vai dicas de como preparar um belo Natal para sua familia e amigos!!!




Já passamos pelo peru (corram no post porque tem cada receita! e até foto de peru de marido!) e agora é a vez do pernil. Agora sim, chegou a parte que eu adoouro! Pernil está disparado entre as minhas comidas preferidas e tem a cara da minha casa, da minha família, o cheiro da minha infância e, assim como a leitoa, são os pratos que fazem mais sucesso na nossa ceia. Sim, nós gostamos muito de carne de porco e no interior come-se muito - costelinha, bisteca, paleta... porco é com a gente mesmo (acho eu que, do porco, não tem nada que eu não coma! ;)

Nossa! O meu pernil fica uma delícia porque deixo ele no tempero 12 horas direto antes de ir para o forno. Faço uns furinhos por todo o pernil com o gargo e vou regando com o tempero preparado com alho socadinho, suco de limão e sal. Fica tuuudo! Depois de pronto, fatio ele e sirvo acompanhado de arroz branco e salada. Fica simples e perfeito!!!!

Eu faco o meu pernil a la Nigela - Em uma panela grange onde o pernil senta comfortabvelmente, cubra com 2l de coca cola e 1 cebola e cozinhe por 2/3 hrs em fogo bem baico.Depois de cozido, tira a camada de gordura de cima, faca cortes leves e besunte com uma mistura de mel ou geleia de damascos com mostarda em po e se quizer espete a carne com cravos e asse no forno bem quente por uns 30'.A carne fica tao suculenta e macia....

Ok.. boa mineira que sou... la vou ... Eu gosto de rechear meu pernil com uma boa linguiça de porco e alho inteiro. Furo ele todo e enfio os alhos dentro. Depois eu deixo marinando em um molhinho basico(olhometro não tenho medida)vinagre ou suco de limão, pimenta, noz moscada, louro, sal a gosto,azeite e vinho.. claro sempre um vinho. mexo bem e mando o pernil la dentro de vou virando virando... pra pegar o gostinho. Boto pra assar e na medida do possivel vou regando com o molhinho, ate ele ficar assim.. douradinho. Sirvo com uma farofa bem mineira... com tudo dentro.. e fios de ovos. Ah.. eu ainda gosto de colocar umas rodelas de limao.. ou abacaxi em cima com uma cerejinha pra dar um tcham.Fica show e sem mistério.beijos

O segredo do meu pernil é paciência! Fica 24 horas na marinada e são umas seis horas no forno, dependendo do tamanho do pernil. Na marinada vai cebola, sal, pimenta do reino, vinho branco e manjericão, muito manjericão, fica bem verdinho. Aí é deixar o pernil marinando e virar a cada quatro horas. Coloco o pernil e a marinada em um saco grande e resistente e deixo na geladeira, é só virar o pacote inteiro e sem sujeira. Depois vai pro forno embrulhado com papel alumínio por umas quatro horas até cozinhar. Tiro o papel e são mais umas duas horas até ficar com uma cor maravilhosamente dourada. A decoração vai ao gosto do freguês. Ah! tem que furar bem o pernil antes de marinar, tenho uma chave de fenda fininha só pra isso na cozinha pq não gosto de furar a carne com faca, acho que fica feio depois de assado, com a chave não dá nem pra ver que foi furado. É isso! Espero que gostem!Beijos

Depois de cobiçar o peru do marido alheio, ponho na roda a receita do pernil do Antonio, meu maridinho. É super simples e fica perfeito: ele prepara no liquidificador uma pasta com salsa, cebolinha, cebola, alho, sal e pimenta do reino, cobre com azeite e acrescenta um bom pedaço de banha de porco (esse é o segredo, não se preocupe porque ela derrete e fica no fundo do tabuleiro). Depois fura um pouco o bicho, envolve com essa pasta, cobre com papel alumínio e deixa na geladeira de véspera, por pelo menos 24h. No dia de assar, é só tirar da geladeira para o forno bem quente por umas quatro horas, mais ou menos (depende do tamanho, claro) e voilá! Fica crocante e sequinho por fora e suculento por dentro! Sem falar que a casa fica toda perfumada... Pode parecer estranho cobrir uma carne gordurosa com mais gordura, mas eu acho que no caso do pernil funciona, porque como o cozimento é beeem demorado, então a banha funciona como uma capa protetora para a carne não ressecar nem queimar. Ah! Esqueci de dizer para tirar o papel alumínio na última hora no forno para dar uma cor... E é só! Beijos para todas e boas festas
Meninas, confesso que estava ficando frustrada, pq só via receita de peru,e como não sou muito chegada estava pensando, meu pernil este ano não vai ter novidade outra vez,queria muuuuuito umas idéias, então estou anotando.A da Patricia e a da Lila são demais.Assim como a Faby, o pernil e a carne de porco em geral tem sabor de infância pra mim,tanto que o meu açougueiro tudo de bom, até me liga para falar que chegou costelinha fresquinha.Sou tão apaixonada que não passo uma semana sem comer essa delícia,minha avó sempre cozinhou com banha, pode parecer absurdo, mas eu continua seguindo a linha dela ,é claro que não todo dia,mas sempre que quero sentir esse gostinho de comida da vovó.Bom falei, falei e não disse como faço meu pernil.Bom .. eu dixo na Marinada, que vai alho, cebola, salsinha e cebolinha,sal pimenta do reino,alecrim e limão, de um dia para o outro, no dia 24 coloco no forno por umas 4 horas coberto com papel alumínio e tiro o papel na última hora para dourar, fica td de bom!!! Uma dica, outro dia vi o Jamie Oliver fazer furos no pernil e colocar um raminho de alecrim dentro desses furinhos,deve ficar bom tb...

O último porquinho que fizemos em casa ficou espetacular. Sabe oq eu fiz? Abri uma lata de abacaxi em calda. Coloquei a caldinha numa bacia bem grande, coloquei shoyo, muito alho e cebola ralados, sal, pimenta do reino, mostarda e tudo mais que deu na telha e que agora não lembro. Tasquei os cubos de carne suína nessa marinada e deixei dormir atééé o outro dia.Depois assei numa fôrma grande por uns 50 min. Para servir, piquei os abacaxis por cima.Acho que dá pra adaptar essa marinada prum pernilzão também. Mas em maior quantidade, claro.

Em casa o Pernil também é o rei, ou do Natal ou do Ano Novo... não pode faltar. E é obra de minha mãe também, que tempera de véspera e deixa o dia todo no forno, e o bichão vai ficando lindo e suculento. Mas de um ou dois anos pra cá, minha mãe compra o pernil com a pele (acho que é a pele) e o couro, pra fazer o pururuca... meu Jesus, aqui é uma perdição. Como diria o Chef Alan (que eu adoro), tem coisa que é legal e tem coisa que é super legal, o pernil da minha mãe é super legal..hehehehe.Beijos,

aprendi com minha mãe um jeito que o pernil não ficava seco. Ela tirava o couro e deixava a gordura, furava em várias partes, temperava com muito alho amassado no sal, pimenta do reino normal e limão e depois mergulhava-o numa mistura de vinagre, mais limão e água e deixava por umas 12 horas virando de vez em quando e depois o assava em fogo baixo e alternando o lado do pernil, regando, quando necessário, com aquele caldo do tempero que ela reservou na geladeira e depois de asssdo (sem papel alúminio) ela o fatiava todinho até o osso ficar "vazio" e o reservava. Refogava naquele caldo que sobrou na forma que assou o pernil,nuitas odelas de cebola e pimentão, com cheiro verde e coentro e jogava por sobre o pernil fatiado e voltava no forno para a incorporação total.... Era e é demais !
12/12 13:29:54

blog de amigas....
diva....




Nenhum comentário: