segunda-feira, 24 de agosto de 2009

RECEITAS DE CARNES!!!!

BIFE A MILANESA!!!Tipo: Pratos - CarnesIndredientes:5 a 6 bifes; 2 colheres(chá) de pimenta e cominho; 1 dente de alho; 2 ovos batidos(primeiro as claras, depois as gemas); farinha de rosca; sal a gostoModo de preparo:Tempere-os com sal, alho e pimenta e cominho.Coloque no liquidificador os seguintes temperos: 1 tomate descascado, 1 rodela de cebola, galhos de coentro, cebolinha verde e 1/3 de xícara de vinagre. Deixe-os neste tempero de preferência na véspera. Aqueça um pouco de óleo na frigideira e passe-os ligeiramente, um de cada vez. Em seguida, passe-os na farinha de rosca e nos ovos batidos.Leve-os novamente à frigideira com óleo aquecido até que o ovo fique inteiramente cozido. Coloque em papel absorvente. Polvilhe-os com farinha de rosca. Sirva com vagens passadas em manteiga.
DIVA...

CARNE EM CONSERVA!!! Tipo: Pratos - CarnesIndredientes:1 ½ kg de paulista; alho, sal e limão a gosto; 2 tomates; 1 pimentão;2 cebolas; 6 azeitonas; ½ vidro de piclesRecheio:Refogue a cebola(picadinha) no azeite doce ou óleo. Acrescente o pimentão, a azeitona e, por fim, o tomate. Tire do fogo e acrescente os picles picadinhos. Arrume em um pote de conserva uma camada de carne e uma de molho, regando com azeite doce e vinagre até cobrir toda a carne. Conserve em geladeira, só tirando na hora de servir.Modo de preparo:Limpe o paulista, se possível sem lavar, e tempere com alho socado, sal, limão, pimenta e cominho, furando bem com um garfo. Coloque em uma vasilha bem tampada na geladeira. No dia seguinte, coloque uma panela no fogo até esquentar bem e recheie a carne, sem gordura, até tostar por fora, virando sempre. Depois leve ao forno, untada com azeite doce ou óleo, até ficar macia(90 minutos mais ou menos). Após tirar do forno, deixe esfriar e enrole em papel laminado. Leve à geladeira. No dia seguinte, corte a carne em fatias bem fininhas(se possível com faca elétrica).
DIVA...

CARNE EMROLADA!!! Tipo: Pratos - CarnesIndredientes:800 g de carne de vaca moida e bem limpa;1 pacote de creme de cebola Knorr;6 colheres de óleo;2 tomates;250 g de presunto;250 g de queijo mussarela;2 colheres de maionese;100 g de azeitonaModo de preparo:Misture bem a carne, o creme de cebola e o óleo. Abra bem firme sobre o plástico; cubra com o queijo e presunto. Pique o restante dos ingredientes, misture com a maionese e jogue em cima do presunto. Enrole com o auxilio do plástico, apertando bem. Passe massa de tomate no rocambole e leve ao forno em forma untada com 3 colheres de óleo e ½ copo de água.
DIVA...

ESCALOPE DE CARNE!!! Tipo: Pratos - CarnesIndredientes:½ kg de batatas cozidas;1 kg de carne moída;250 g de queijo mussarela;queijo raladoModo de preparo:Cozinhe as batatas. Corte-as em fatias e coloque no fundo de uma assadeira untada com margarina. Depois, coloque uma camada de carne moída ensopada e uma camada de queijo. Vá alternando as camadas(batata, carne, queijo, até que a última seja carne). Por último, salpique queijo ralado e coloque no forno até derreter o queijo.
DIVA....

FILÉ À SURPRESA!!Tipo: Pratos - CarnesIndredientes:1 pedaço médio de filé "mignon";queijo mussarela à gosto; presunto magro a gosto; batatas monalisa; 200 g de espinafre; creme de leite; sal a gostoModo de preparo:Corte o filé ao meio e recheie com o presunto e o queijo. Frite até dourar. Pegue as batatas, faça um purê e reserve. Pique o espinafre e bata no liquidificador junto com o creme de leite até este ficar verde por inteiro. Despeje em uma panela, ferva o creme e acrescente sal a gosto. Sirva o prato com o filé, acompanhado do purê e do creme.
DIVA...


FILÉ AO MOLHO BRANCO!!!Tipo: Pratos - CarnesIndredientes:Bifes de filé de tamanho médio;"bacon" fatiado;cogumelos;presunto fatiado;mussarela fatiada;milho verde;creme de leite;cebola;pimentão;oréganoRecheio:Faça o molho branco com os restante dos ingredientes, temperando a gosto. Cubra a forma refratária com o molho branco e leve ao forno novamente para aquecimento.Modo de preparo:Tempere os bifes a gosto, passando-os juntamente com o "bacon" ligeiramente na frigideira. Arrume-os em uma forma refratária.Posicionados os bifes com as fatias de "bacon" acima, cubra-os com fatias de presunto e mussarela. Leve ao forno para gratinar. Acompanhamentos: arroz branco, salada mista.
DIVA...

PICADINHO DE CARNE!!! Tipo: Pratos - CarnesIndredientes:½ kg de carne moída;sal;limão;manteiga;alho socado;cebola;tomateModo de preparo:Tempere ½ kg de carne moída com sal e limão e deixe repousar por ½ hora. Faça um bom refogado com 2 colheres(sopa) de manteiga, alho socado, 1 cebola ralada e 2 ou 3 tomates sem peles e sementes.Junte a carne e refogue bem; assim que estiver solta, corada e saborosa, junte a salsa e a cebolinha picadas e as azeitonas.Mexa rapidamente, prove os temperos e espalhe em um prato refratário de tamanho médio.
DIVA...

MOLHOS!!!!

MOLHO BRANCO!!!! Tipo: Diversas - MolhosIndredientes:1 copo de leite;1 colher(sopa) de Maizena;sal a vontade;1 colher(sobremesa) de manteiga;2 colheres(sopa) de queijo parmesão ralado.Modo de preparo:Leve o leite ao fogo, reservando um pouquinho para desmanchar a Maizena. Ao levantar fervura, junte a Maizena dissolvida e vá mexendo para engrossar sem encaroçar. Acrescente o sal, a manteiga e o queijo. Retire do fogo quando estiver no ponto.
DIVA...

MOLHO DE CENOURA!!!Tipo: Diversas - MolhosIndredientes:6 cenouras cruas;1 cebola;1 xícara de cheiro verde picado;1 folha de louro;sal e pimenta;orégano;¾ de xícara de óleo;¾ de xícara de vinagreModo de preparo:Bata tudo no liquidificador.Dura até 2 meses se conservado na geladeira.
DIVA....

MOLHO DE IOGURTE!!!Tipo: Diversas - MolhosIndredientes:1 xícara(chá) de maionese;1 xícara(chá) de iogurte natural;1 dente de alho machucado;2 cebolas pequenas picadinhas;pimenta-do-reino a gostoModo de preparo:Misture os ingredientes acima, coloque numa tigela ou molheira e cubra. Conserve na geladeira.Sirva bem frio com salada crua(cenoura, pepino, aipo, ovos, alface).
DIVA...

MOLHO DE TOMATES PARA MACARRÃO!!! Tipo: Diversas - MolhosIndredientes:1 cebola;1 colher(sopa) de massa de tomate;3 tomates;1 colher(sopa) de gordura;1 tablete de caldo de carneModo de preparo:Refogue a cebola, a massa de tomate e os tomates na gordura. Junte o tablete de caldo de carne(dissolvido em 1 copo de água fervente) e deixe ferver bem. Passe tudo por uma peneira grossa. Torne a levar ao fogo até adquirir consistência.
DIVA...

MOLHO TÁRTARO!!!Tipo: Diversas - MolhosIndredientes:1 vidro(pequeno) de maionese;1 cebola;cebolinha verde, pimentão, picles, vinagre e salModo de preparo:Corte a cebola, a cebolinha verde, o pimentão e os picles bem miudinhos.Junte tudo à maionese, ao vinagre e ao sal necessários.
DIVA...

RECEITAS DE VEGETAIS!!!!

ANTEPASTO DE BERINGELA!!!Tipo: Pratos - VegetaisIndredientes:Berinjela, cebola, conhaque,pimentão, orégano fresco,azeite e salNão há uma quantidade exata para os ingredientes. Tudo pode ser colocado a gosto e com bom senso.Modo de preparo:Afervente a berinjela e flambe com o conhaque. Coloque todos os ingredientes numa frigideira grande. Acrescente a berinjela flambada e regue com bastante azeite. Retire do fogo quando os pimentões estiverem bem macios. Coloque o antepasto num recipiente de vidro e deixe macerar por uns 3 dias. Sirva com torradas e pão integral ou preto. Se quiser, também pode acrescentar umas azeitonas pretas.
DIVA...


ARROZ À GREGA!!! Tipo: Pratos - VegetaisIndredientes:3 xícaras de arroz;6 xícaras de água;1 caixa de passas;queijo parmesão ralado;manteiga, óleo e sal;pimentão, cebola, salsa, cebolinha verde e cenouraModo de preparo:Leve uma panela ao fogo com água, sal e um pouco de óleo. Quando a água ferver, coloque o arroz lavado e escorrido. Mexa o suficiente, diminua o fogo e deixe a água secar. Então, retire o arroz do fogo, tampe bem e deixe por mais algum tempo até ficar completamente pronto.À parte, leve uma caçarola ao fogo com a manteiga e frite as passas. Em seguida, jogue em uma terrina grande. Junte a cebolinha verde, a cenoura, o pimentão, a cebola - cortados em pequenos pedaços - a salsa e o parmesão. Junte, por fim, o arroz cozido, misturando tudo cuidadosamente.Sirva com camarão à grega e molho tártaro.
DIVA...

ARROZ ITALIANO!!!Tipo: Pratos - VegetaisIndredientes:2 xícaras(chá) de arroz cru;250 g de queijo mussarela;1 lata de purê de tomates; 100 g de toicinho defumado em fatias;1 cebola grande cortada em rodelas finas;100 g de queijo parmesão ralado;3 berinjelas cortadas em rodelas finas e fritas na gordura;1 colher(sopa) de molho de pimenta Cica;1 ½ xícara de água;sal a gostoRecheio:Coloque um pouco de oléo numa panela, acrescente o toicinho, a cebola, o sal, o molho de pimenta, o purê de tomates e 1 ½ xícara de água e deixe o molho cozinhar. Depois de pronto, reserve a metade e acrescente a outra 3 xícaras de água mais o arroz. Deixe cozinhar lentamente.Modo de preparo:Num pirex untado, coloque uma camada de arroz, as berinjelas fritas, o queijo mussarela, o molho reservado, metade do parmesão, outra camada de arroz e o restante do parmesão. Leve ao forno por 20 minutos.
DIVA...


BATATA GRATINADA!!! Tipo: Pratos - VegetaisIndredientes:Num pirex, ponha rodelas de cebola crua(só para não grudar). Coloque por cima rodelas de batata previamente cozida e já descascada. Jogue cheiro verde por cima. Aqueça 1 copo de requeijão no microondas por 1 minuto e despeje sobre as batatas. Coloque queijo parmesão por cima, leve ao forno para gratinar e pronto!
DIVA...


CENOURA RECHEADA!!!Tipo: Pratos - VegetaisIndredientes:6 cenouras grandes raspadas e cozidas;1 colher(sopa) de manteiga;1 colher(sopa) de farinha de trigo;1 xícara de leite;2 gemas;2 colheres(sopa) de queijo parmesão ralado;sal e pimenta e cominho a gostoModo de preparo:Deixe as cenouras esfriarem e retire o seu miolo com uma faca. Derreta a manteiga, junte a farinha de trigo e mexa bem. Adicione o leite e continue a mexer em fogo médio até que a mistura engrosse. Acrescente as gemas, mexa bem e retire do fogo. Bote o queijo, o sal e a pimenta e cominho. Com esse creme, recheie as cavidades das cenouras, arrume-as num pirex untado, cubra com "ketchup" e queijo parmesão. Asse em forno quente até que doure.
DIVA...

CHUCHU COM MOLHO BRANCO!!!Tipo: Pratos - VegetaisIndredientes:Descasque ½ kg de chuchu, corte em tiras e cozinhe em água e sal. Escorra e arrume num prato que possa ir ao forno.Regue com 1 colher(sopa) de manteiga derretida e cubra com molho branco, polvilhe com parmesão e leve ao forno quente por uns 10 minutos.
DIVA...

CASQUINHA DE CHUCHU!!!Tipo: Pratos - VegetaisIndredientes:6 chuchus cortados ao meio no sentido do comprimento e cozidos "al dente" em água e sal(depois, retire os miolos);3 colheres de óleo;2 tomates sem pele e sem sementes picadinhos;2 xícaras de carne de siri;1 xícara de leite de coco;4 colheres de farinha de rosca;2 colheres(café) de coentro picado;4 colheres(sopa) de queijo raladoModo de preparo:Doure a cebola no óleo. Adicione os tomates, a carne de siri e o caldo Knorr(opcional). Refogue bem e acrescente o leite de coco, 2 colheres da farinha e o coentro. Mexa bem e deixe cozinhar por alguns minutos. Retire do fogo e coloque em uma forma refratária.Recheie as cavidades do chuchu, polvilhe com o restante da farinha de rosca e o queijo ralado. Leve ao forno para gratinar por uns 10 minutos.
DIVA...

TORTAS!!!!!

TORTA DE CHOCOLATE!!!Tipo: Doces - TortasIndredientes:1 pacote de coco ralado;5 colheres de Nescau;5 colheres de açúcar;4 ovos;1 colher(sopa) bem cheia de margarina;1 colher(sopa) de fermento em póModo de preparo:Bata tudo no liquidificador, menos o fermento em pó, o qual se adiciona depois de batido. Coloque em assadeira e leve ao forno. Depois de assado, cubra a torta com brigadeiro(feito com 1 lata de leite condensado, 6 colheres de sopa de Nescau e 1 colher de margarina).
DIVA...


TORTA DE ABACAXI!!!Tipo: Doces - TortasIndredientes:2 canecas de farinha de trigo;2 canecas de açúcar;1 ½ caneca de Maizena;200 g de mantiega;5 colheres(chá) de fermento;5 ovos;½ caneca de leite de vaca;½ caneca de caldo de abacaxi;100 g de ameixasModo de preparo:Bata a manteiga com o açúcar e junte os ovos inteiros. Coloque o caldo do abacaxi e, depois de bem batido, junte de uma só vez os ingredientes secos peneirados juntos. Por último, coloque o leite. Asse em forma untada, polvilhada e forrada com rodelas de abacaxi. Depois de assado, coloque em prato redondo e complete a ornamentação com ameixas.
DIVA...

TORTA DE TAPIOCA!!! Tipo: Doces - TortasIndredientes:400 g de manteiga;4 xícaras de açúcar;4 xícaras de farinha de trigo;4 xícaras de tapioca;1 xícara de leite de vaca;1 xícara de leite de coco;1 colher(sopa) de queijo;2 colheres(sopa) rasas de fermento em pó;2 colheres(chá) de baunilha;12 ovospara a cobertura:1 lata de leite condensadoColoque no fogo em banho-maria até ficar em ponto de doce. Espalhe pela superfície da torta.para o recheio:1 lata de leite condensado;1 pacote de coco ralado;1 colher(sopa) de manteiga;½ xícara(chá) de melPrepare uma cocada e recheie a torta.Modo de preparo:Bata a manteiga com o açúcar, em seguida as gemas e continue a bater. Acrescente a farinha de trigo, o queijo, a baunilha, a tapioca(adicione o leite a ela), o fermento e, por último, as claras em neve. Forma untada com manteiga e farinha de trigo. Forno quente.
DIVA...

TORTA FLORESTA NEGRA!!!!Tipo: Doces - TortasIndredientes:5 ovos;150 g de açúcar;120 g de farinha de trigo;30 g de cacau em pó;pitada de sal;pitada de pó Royal(opcional);50 g manteiga;1 l de creme de leite;½ xícara de açúcar;1 xícara de cerejas sem caroço, cortadas pela metade;1 xícara de chocolate em lascas(tipo ralado grosso)Modo de preparo:Unte a forma com manteiga e trigo. Aqueça o forno em temperatura moderada. Derreta a manteiga e deixe morna. Coloque o trigo, o sal, o cacau e o pó Royal numa peneira já prontos para o uso. Bata os ovos com o açúcar até que fique fofo e o mais firme possível. Acrescente alternadamente a manteiga derretida fazendo um fio e os secos peneirados - tente fazer isso duas, três vezes no máximo e use a mão para que não precise mexer muito, pois isto faz com que a massa perca a fofura. Despeje na forma e asse por 35 minutos.Enquanto isso, faça as raspas de chocolate, tire os caroços das cerejas, fatie-as e bata o creme de leite com o açúcar até que fique em neve quase dura. Guarde na geladeira. Quando o bolo esfriar, corte em três camadas e comece de baixo: coloque-a num prato, passe o creme, salpique as cerejas e passe creme, salpique as cerejas e passe creme.Cubra com a última rodela e, agora, use todo o creme restante para cobrir o bolo todo. Decore com as lascas de chocolate e guarde na geladeira até que esteja gelado.
DIVA...

TORTA DE BATATA E SALSICHA!!!Tipo: Salgados - TortasIndredientes:1 gema;2 colheres(sopa) de água;5 salsichas(200 g) cortadas em rodelas;450 g de batatas cozidas cortadas em cubinhos;1 xícara(100 g) de queijo prato ralado no ralo grosso;¼ de xícara de leite;2 ovos;sal e pimenta-do-reino a gosto;2 colheres(sopa) de queijo parmesão ralado; 1 receita de massa básica para torta aberta simplesModo de preparo:Asse a massa por 15 minutos. Retire do forno e tire o papel com o feijão. Pincele o fundo da massa com a mistura de gema com água.Leve ao forno novamente e asse por mais 10 minutos. Retire do forno e recheie. Misture a salsicha com a batata e coloque dentro da massa.Misture o queijo, o leite, os ovos e tempere com sal e pimenta-do-reino. Despeje sobre a batata e a salsicha. Polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno quente pré-aquecido por 30 a 35 minutos.
DIVA...

TORTA DE BERINGELA!!!Tipo: Salgados - TortasIndredientes:1 kg de berinjela cortada em cubos;½ kg de carne moída com bacon;150 g de queijo mussarelaModo de preparo:Cozinhe as berinjelas com sal, sem que elas amoleçam e reserve. Refogue meia cebola cortada em cubinhos e 3 dentes de alho no azeite, depois junte meia caixa de salsa doro.Deixe cozinhar por 7 minutos. Reserve.Numa travessa refratária, coloque uma parte da berinjela cozida, depois coloque a carne moída, cubra com o restante da berinjela, coloque o queijo para finalizar e leve ao forno até o queijo derreter.
DIVA...

TORTA DE FRANGO E PÃO DE FORMA!!!Tipo: Salgados - TortasIndredientes:12 fatias de pão de forma;5 ovos inteiros;1 xícara de queijo ralado;2 copos de leite;frango desfiado; presunto picado;cogumelos cortados e passados na manteiga;maionese;temperos picados a gostoModo de preparo:Coloque a metade dos pães em uma forma, esparrame o recheio já misturado, e derrame por cima os ovos batidos misturados com o leite quente, o queijo e o creme de leite. Leve ao forno quente.
DIVA...

RECEITAS DE SALGADINHOS!!!!

AZEITONAS RECHEADAS!!!Tipo: Diversas - SalgadinhosIndredientes:200 g de manteiga;2 gemas;4 colheres(sopa) de leite;1 ½ xícara de farinha de trigo(ou até soltar das mãos);1 colher(chá) de sal;3 colheres(sopa) de queijo parmesão ralado;50 azeitonasModo de preparo:Retire os caroços das azeitonas e recheie cada uma com um pedaço de queijo prato ou de cuia. Cubra as azeitonas com a massa feita com os ingredientes acima. Enrole-as em forma de croquetes, passe-as na clara e, em seguida, no queijo parmesão. Leve ao forno para assar.
DIVA...

BOLACHAS DE QUEIJO!!! Tipo: Diversas - SalgadinhosIndredientes:250 g de queijo parmesão ralado;250 g de margarina;250 g de farinha de trigo;1 colher(chá) de fermento;2 gemasModo de preparo:Amasse muito bem todos os ingredientes. Em superficie enfarinhada, abra a massa com um rolo também enfarinhado na espessura de meio centímetro e corte no formato desejado. Leve a assar em forno moderado em uma assadeira enfarinhada.
DIVA...

EMPADAS DE AIPIM!!! Tipo: Diversas - SalgadinhosIndredientes:1 kg de aipim cozido em água e sal e passado na máquina;1 colher(sopa) de manteiga;1 gema de ovoModo de preparo:Amasse tudo e forre as forminhas. Recheie a gosto. Cubra com uma rodelinha de massa. Pincele com gema e leve ao forno.
DIVA...

ESFIRRAS!!!Tipo: Diversas - SalgadinhosIndredientes:4 colheres(sopa) de fermento fresco;1 colher(sobremesa) de açúcar;2 xícaras(chá) de leite morno;1 xícara(chá) de água mornaModo de preparo:Misture todos os ingredientes e ponha para fermentar por 20 minutos. Junte 2 colheres(sopa) de margarina(fria) derretida, 2 colheres(sopa) de óleo, 1 colher(sopa) de sal e 2 colheres(sopa) de gordura vegetal(morna) derretida. Adicione farinha de trigo suficiente para se obter uma massa enxuta. Depois, sove por umas 20 vezes. Deixe descansar por ½ hora. Recheie com carne moída(ou frango), cebola picada, óleo, sal, pimenta branca e salsa picada, a gosto. Arme as esfias, pincele com gema e óleo e asse.
DIVA...

QUIBE!!!!Tipo: Diversas - SalgadinhosIndredientes:1 kg de farinha de trigo;½ kg de carne mole;250 g de cebola;2 pimentões;hortelã, pimenta-do-reino e sal a gostoModo de preparo:Ponha a farinha de trigo de molho por ½ hora e, depois, coloque em uma peneira para escorrer. Passe a carne com todos os temperos na máquina com roda de dentes, misture com a farinha de trigo e passe 2 vezes na roda lisa. Amasse bem até ficar em ponto de enrolar.Faça os bolinhos com uma cavidade e coloque um pouco de carne passada na máquina. Frite em óleo quente com uma cebola dentro.
DIVA...

RISOLES!!!!Tipo: Diversas - SalgadinhosIndredientes:2 xícaras(chá) de água;2 cubos de caldo de galinha ou carne;1 colher(sopa) de manteiga;2 xícaras(chá) de farinha de trigoModo de preparo:Leve ao fogo a água, o caldo de galinha e a manteiga. Assim que abrir fervura, junte a farinha de trigo de uma só vez, misturando sempre até formar uma só bola no fundo da panela. Jogue na pedra e, enquanto quente, trabalhe-a, usando um rolo. Abra a massa, corte os risoles, coloque o recheio, monte-os, passe-os por farinha de pão e empane. Reserve para fritar.
DIVA...

SALGADINHO DE SARDINHA!!!Tipo: Diversas - SalgadinhosIndredientes:1 xícara de óleo;3 ovos;1 colher(chá) de sal;1 xícara de queijo parmesão ralado;1 copo de leite;½ xícara de Maizena peneirada com 2 xícaras de farinha de trigo;1 colher(sopa) cheia de fermento em póModo de preparo:Bata as gemas com o sal, o óleo, o queijo e o leite. Depois, a Maizena e a farinha de trigo. Por último, as claras em neve. Cubra com sardinha ou outra cobertura a gosto. Leve ao forno moderado por 20 minutos em assadeira untada e polvilhada.
DIVA...

RECEITAS DE AVES!!!!MUITO BOM VALE A PENA...

FRANGO AO PARMESÃO!!!!! Tipo: Pratos - AvesIndredientes:1 kg de frango em pedaços;100 g de manteiga;1 xícara(chá) de farinha de rosca;50 g de queijo parmesão ralado;2 colheres(sopa) de cebolinha verde picada Modo de preparo:Tempere o frango na véspera a seu gosto. Retire a pele. Em uma panela pequena, coloque a manteiga e leve ao fogo por alguns segundos para derreter e despeje em um prato fundo. Em outro prato fundo, coloque a farinha de rosca, o queijo parmesão e a cebolinha, misturando bem. Passe os pedaços de frango na manteiga derretida e depois na mistura da farinha de rosca. Coloque os pedaços de frango num refratário retangular e espalhe por cima o restante da manteiga derretida que sobrou. Cubra com papel de alumínio e leve ao forno alto por 35 minutos. Retire o papel e leve ao forno novamente por mais 10 minutos.Rendimento: 6 porções.

DIVA.....


FRANGO AO PROVOLONE!!Tipo: Pratos - AvesIndredientes:1 kg de peito de frango;limão, pimenta-do-reino, alho e sal;farinha de trigo;farinha de rosca;2 ovos(para empanar);queijo provolone em fatias finas;molho de tomate;óleo para fritarModo de preparo:Limpe os peitos de frango e tempere com sal, alho, limão e pimenta-do-reino a gosto. Bata ligeiramente os ovos, passe o frango já temperado na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por último na farinha de rosca. Frite até dourá-los.Retire da frigideira e ponha num papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Ponha o frango em uma forma refratária untada com manteiga. Por cima de cada um, coloque uma fatia de queijo provolone e depois cubra tudo com bastante molho de tomate.Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos e sirva aindas quente com arroz e purê de batatas ou com uma macarronada.

DIVA...


FRANGO AO REQUEIJÃO!!! Tipo: Pratos - AvesIndredientes:1 frango ou partes escolhidas;1 copo de requeijão;1 lata de milho verde;1 pacote de creme de cebolaModo de preparo:Coloque os pedaços do frango num refratário. Bata os outros ingredientes no liquidificador junto com a água do milho, jogue por cima do frango e asse por 1 hora.

DIVA...

RISOTO DE GALINHA!!!!Tipo: Pratos - AvesIndredientes:1 galinha ou frango; 1 lata de ervilha; 1 cebola média ralada; 3 tomates maduros; 2 pimentões; 1 colher(sopa) de tempero caseiro; 1 colher(sopa) de massa de tomate; 2 colheres(sopa) de óleo ou banha; 1 colher(sopa) de manteiga; 1 colher(sopa) de vinagre; 2 ovos cozidos; 100 g de azeitonas; 100 g de queijo parmesão ralado; tempero verdeModo de preparo:Refogue a galinha em pedaços numa panela com 1 colher de óleo quente, tempero caseiro, vinagre e pimenta. Cozinhe até ficar macia. Prepare uma receita de arroz simples.Retire a galinha do fogo e remova a carne dos ossos, desfiando. Com 1 colher de manteiga, 1 colher de óleo, 3 tomates picados, a massa de tomate, a cebola ralada e os pimentões bem picados, faça o molho deixando cozinhar durante 15 minutos.Depois, passe o molho na peneira. Leve de novo ao fogo, junte a galinha desfiada e as ervilhas. Deixe ferver um pouco. Arrume numa travessa as camadas de arroz, galinha, ovos cozidos e queijo ralado. Assim, sucessivamente, até completar a travessa.

DIVA....

PASTA DE ATUM COM REQUEIJÃO!!! Tipo: Diversas - PastasIndredientes:1 lata de atum;1 ½ colher(chá) de sal;1 colher(chá) de molho inglês;1 xícara de requeijão cremoso;1 colher(sopa) de salsa picadaModo de preparo:Misture bem todos os ingredientes.

diva...

Pasta de bacon Tipo: Diversas - PastasIndredientes:180 g de extrato de tomate;½ xícara de maionese;3 ovos cozidos;250g de bacon frito e escorrido;½ pimentão pequeno verde;sal e pimenta a gosto;algumas gotas de molho de pimentaModo de preparo:Bata tudo no liquidificador.

DIVA...

FRANGO AO CREME!!!

Frango ao creme Tipo: Pratos - AvesIndredientes:½ kg de coxas de frango dessossadas, cortadas em pedaços e sem pele;1 colher(sopa) de mostarda; sal e pimenta-do-reino preta a gosto;2 colheres(sopa) de manteiga ou margarina;1 cebola média ralada;1 cenoura grande ralada;1 xícara(chá) de água fervente;1 caixinha de creme de leiteModo de preparo:Tempere o frango com a mostarda, o sal e a pimenta. Aguarde cerca de 30 minutos e leve-o ao fogo com a manteiga ou margarina, a cebola e a cenoura, deixando refogar até dourar.Acrescente a água aos poucos, com o fogo baixo e a panela tampada até ficar macio e apurado. Junte o creme de leite, deixe esquentar bem e sirva imediatamente. Rende 4 porções.

DIVA...

CREME DE GALINHA!!!

Creme de galinha Tipo: Pratos - AvesIndredientes:2 peitos grandes de galinha; 3 xícaras de caldo de galinha; 1 xícara de farinha de trigo; 1 cebola grande; 2 colheres(sopa) de manteiga; 1 lata de creme de leite; 1 colher(sopa) de "ketchup"; 2 colheres(sopa) de queijo parmesão ralado; 8 uvas; 1 colher(sopa) de passas; ½ maçã verde fatiadaModo de preparo:Ensope, desfie e reserve os peitos de galinha. Frite a cebola picada na manteiga. Junte a farinha de trigo já dissolvida no caldo de galinha. Leve ao fogo mexendo sempre para não encaroçar. Adicione o creme de leite, o "ketchup", o parmesão e a galinha desfiada. Arrume num pirex: metade do creme, fatias de maçã, uvas cortadas ao meio e passas. Cubra com o restante do creme. Polvilhe parmesão e leve ao forno para gratinar. Nota: junte água ao caldo da galinha o suficiente para adquirir 3 xícaras.

DIVA...

bolo de coco!!!!




Gâteau à La Noix de Coco – Bolo de Coco
Rendimento: 1 bolo (15-20 pedaços, aproximadamente, depende do tamanho da fatia)Xícara: 250mL
Ingredientes
Bolo
2 Bolos Básicos (20cm, diâmetro)
Creme de coco
4 gemas
300mL de leite (desnatado ou integral)
110g de açúcar cristal (ou 1/2 xícara)
100g de coco ralado (não adoçado)
20g de farinha de trigo (ou 3 colheres de sopa)
Opcional: 1 colher (sopa) de extrato de baunilha
Calda
250mL de água (ou 1 xícara)
110g de açúcar cristal (ou 1/2 xícara)
3 gotas (ou a gosto) de essência de amêndoas (ou rum)
Cobertura
300g de creme de leite fresco (38% de gordura)
6-8 colheres (chá) de açúcar refinado
100g de coco queimado (ralado e adoçado)




Modo: primeiro você vai precisar do bolo já pronto e frio (temperatura ambiente).
A calda: coloque a água e açúcar numa panela, leve ao fogo baixo mexendo ocasionalmente para dissolver o açúcar. Deixe ferver por 5-10 minutos até ficar levemente grosso. Não é para chegar em ponto de gota, fio ou qualquer outra coisa. Reserve. Será necessário apenas metade da calda, divida, e acrescente a essência.
Numa panela em fogo baixo, acrescente o leite e açúcar. Mexa para dissolver e espere que comece a ferver. Enquanto isso, bata as gemas com a farinha de trigo.
Quando o leite der sinais de fervura, transfira 1/3 dele sobre o creme de gemas batendo sempre para homogeneizar a mistura e evitar que as gemas cozinhem. Logo, volte esta mistura para a panela e deixe que cozinhe, 5-8 minutos aproximadamente. Ficará levemente mais consistente (um sinal é: a espuma formada irá diminuir quando estiver cozido). Caso use o extrato de baunilha, coloque antes de desligar o fogo e mexa para homogeneizar.
Com este creme ainda quente, passe através de uma peneira para retirar eventuais pedaços de gema cozida. Então, coloque o coco ralado e misture bem. Reserve.
Chantilly não tem mistério! Bater o creme de leite fresco e adoça-lo de acordo com o seu paladar. No caso, usei cerca de 7 colheres (sopa) de açúcar refinado, uma por vez. Adicione o açúcar depois que o creme formar picos moles.




MontagemCaso seja necessário, nivele o bolo. Ou seja, se ficou muito alto no centro ou nas bordas é preciso deixar a superfície bem “reta”.
Disponha uma das camadas de bolo sobre um prato e umedeça com a calda. Sugiro que distribua por igual dando importância a mais para o centro do bolo do que as bordas.
O recheio não precisa estar frio, mas é indicado que esteja em temperatura ambiente (eu usei relativamente morno). Como a quantidade é bem generosa, e se a sua fôrma redonda for de fundo falso (daquelas que abrem na lateral), sugiro que use o aro para conter o recheio. Distribua por igual.
Umedeça a segunda camada de bolo, mas a base dela que ficará em contato com o recheio. Então, coloque sobre o recheio. Sugiro que leve a geladeira por 20-30 minutos para o recheio esfriar e assentar completamente.
A cobertura não precisar ser colocada imediatamente, como é chantilly você pode deixar para colocar somente quando for servir, alguns minutos antes.
Passe o chantilly por todo o bolo, cobrindo bem as laterais. Usar espátulas para confeitaria ajudam e muito nesta tarefa. Por fim, polvilhe o coco queimado. A quantidade de coco queimado (100g) é mais do que suficiente para cobrir o bolo, mas isso pode variar dependendo do seu gosto pessoal.




diva....



Só que hoje acordei com vontadinha de filé - suculento, mal passado, só no sal e na pimenta. Mas tinha que ter acompanhamento - alho e cebola assados no azeite com ervas e sal grosso. Porque ó, eu acho que alho e cebola assados super combinam** com filé.




MUITO BOM!!!




diva....

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

biscoito de polvilho!!!


Ingredientes:- 500 GR de polvilho azedo- 1 copo (tio americano) de leite- 1 copo (tio americano) de óleo- 1 copo (tio americano) de água- 1 ovo inteiro- 1 colher (sopa) de sal- manteiga e farinha de trigo para untar e povilhar....Modo de preparo:Junte o polvilho e o sal numa tigela grande e reserve. Leve ao fogo para ferver o leite e o óleo. Depois de fervido, jogar sobre o polvilho na hora e mexer, sem deixar esfriar, até ficar mais homogéneo. Adicionar o ovo, misturar mais. E aos poucos, jogar a água até a consistência ficar mais dura que de uma massa de bolo. Bater na batedeira até ficar bem homogêneo e pronto! Retirar a massa e colocar no saco de confeitar...Você pode fazer os biscoitos no formato que preferir...É melhor deixar todos iguais para assarem da mesma forma...Eles crescem bastante! mas não grudam um no outro não...Vale a pena!


diva....

Torta mousse de maracujá!!!


Pão de ló Branco:3 ovos2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneiradas2 xícaras (chá) de açúcar refinado1 xícara (chá) de água ou leite morno (eu sempre uso água, pois assim a massa fica mais fácil de ser cortada)1 colher (sopa) de fermento em pó1 colher (chá) de baunilhaBata as claras em neve com uma pitada de sal. Junte as gemas (tirem a pele dela ou passe numa peneira bem fininha), bata por cerca de 5 minutos. Junte o açúcar, bata até ficar cremoso. Coloque de forma alternada um pouco de água e um pouco de farinha, até acabar tudo. Junte o fermento e a baunilha. Leve para assar em forma untada de 25 cm de diâmentro, por cerca de 35 minutos. Mousse de Maracujá:1 lata de leite condensado200g de creme de leitepolpa de 2 maracujás médios passada na peneira2 colheres (sopa) de gelatina incolor diluída em 1 xícara (café) de água mornaBate tudo no liquidificador e deixe gelar por 40 minutos antes de modelar a torta.Ganache:300g de chocolate ao leite200g de creme de leite3 colheres (sopa) de conhaqueCalda:Junte as sementes do maracujá ( aquela que sobrou quando passamos na peneira), com uma xícara (chá) de açúcar e uma de água, deixe ferver. Desligue e deixe esfriar. Se achar que está azeda coloque mais açúcar, eu gosto dela mais azedinha.Derreta o chocolate e junte o creme de leite e o conhaque.Montagem:Corte o pão de ló em dois discos. Utilize uma assadeira de fundo falso forrada com papel celofane para montar a torta. Coloque um disco de pão de ló e umideça com calda de maracujá ou outra de preferência. Coloque a receita de mousse e leve para gelar por 30 minutos ( se a mousse ainda estiver mole deixe por mais tempo). Quando a mousse estiver firme coloque o ganache e o outro disco de pão de ló umidecido. Deixe na geladeira de um dia para o outro. Desinforme a torta e cubra com chantilly batido.Bom é isso....esperem que gostem!!!!


diva...

Pancakes!!!!


Segue a receita:Ingredientes2 colheres (sopa) de açúcar1 ¾ xícara de farinha de trigo1 colher (sopa) de fermente em pó½ colher (café) de sal1 ½ xícara de leite2 ovos2 colheres (sobremesa) de manteiga levemente derretida½ colher (chá) de extrato de baunilhaBata todos os ingredientes no liquidificador até a massa ficar homogênea. Depois aqueça no fogo baixo uma frigideira de tefal, coloque uma gotinha de óleo apenas, e espalhe com um papel toalha ou guardanapo na superfície inteira. Se tiver em casa aquelas frigideirinhas de tefal para fritar ovo, melhor, como eu não tinha...fiz na normal mesmo. Mas fique esperta para o formato dela quando for jogar a massa para fritar, elas devem ficar redondas e preferencialmente do mesmo tamanho para ficar mais legal na hora de empilhar.Após jogar a massa, espere fazer bolhas antes de virar e após realizar este procedimento, deixe dourar apenas do outro lado e retire do fogo.Neste caso usei leite condensado como cobertura, pq não tinha nada mais sofisticado em casa, mas você pode servir com sorvete de creme, ou mesmo creme batido com frutas vermelhas.Nos Estados Unidos a tradição é usar um pouco de manteiga e o xarope de maple, mas nunca usei... simplesmente achei o vidro muito caro pela quantidade de vezes que eu ia fazer panqueca.


diva...

Sobremesa tri fácil!!!


Misturar meia lata de leite condensado com uma lata de crem de leite, aos pouco ir misturando suco de limão (usei o siciliano, mais suave e mais perfumado, mas pode ser qqr um) até obter um creme, reserve.Numa panela coloque uma barra de chocolate, se preferir, use o meio amargo, uma lata de creme de leite, coloquei a olho um pouco de leite, deixe o chocolate derreter.Em taças altas, coloque alguns biscoitos tipo bis, cubra com o chocolate, leve a gelar, depois coloque o creme de limão, decore a gosto e bom proveito!


diva...

Filé de frango ao molho de milho!!!


Ingredientes:1 pacote de filé de frango sem tempero (acho que usei 500g)1 lata de milho verde1 copo de requeijão cremoso1 copo de creme de leite (usei uma lata)1 pacote de sopa de cebola (é sopa mesmo, não é o creme)1/2 de xícara de chá de vinho brancoSal a gostoPimenta do reino a gosto (não tinha na receita original, mas incluí e ficou ótimo) Modo de preparo:Tempere levemente o frango 1 hora antes, com o vinho branco, o sal e a pimenta do reino. Bata no liquidificador o milho verde sem a água, o requeijão cremoso, o creme de leite e a sopa de cebola. Coloque num pirex de maneira que os filezinhos fiquem submersos e envolvidos pelo creme e leve ao forno. Quando ficar dourado em cima, formando uma leve casca no creme, está pronto (Aproximadamente 40 minutos). Servi com batata palha e arroz branco com alho... Hummmmmm!!!!! Grande beijo a todas!!!!


diva...

bolo de banana com aveia!!


Essa receita peguei no Cybercook, mas também dei os meus pitacos.Xícara-medida 240 ml4 bananas amassadas (usei 3, mas das bem graúdas)100 gr de margarina (usei com sal)3 ovos1 1/2 xícara de açúcar (coloquei 1 para não ficar muito doce)1 xícara de farinha de trigo (usei integral)1 xícara de aveia (usei em flocos)1 colher de sobremesa de canela-da-china em pó1 colher de sopa de fermento químico em póBata no liqüidificador as bananas,os ovos,a margarina e o açúcar.Coloque a mistura em uma tigela e misture os secos, sendo o fermento por último. Unte uma forma (usei redonda com furo) e leve ao fornomédio até que o palito saia seco. Se quiser,com o bolo ainda morno,polvilhe açúcar e canela.Não fica muito doce e sustenta bem, por causa da farinha integral e da aveia.


diva...

frango cremoso!!!


Frango cremoso (para 2 1/2 pessoas)Cerca de 500g de Sasame sem tempero, descongelado1 lata de creme de leite (pode ser light)1 lata de milho verde com a água1 envelope de sopa/creme de cebola (pode ser aquele Vitale, fica bom também).Junte o creme de leite, com a sopa de cebola e o milho e bata no liquidificador até dar uma triturada no milho. Como eu gosto de sentir os grãos, dei ‘pulse’ algumas vezes.Forre o fundo de um pirex bonito com um pouquinho do creme, disponha os filézinhos de peito de frango, cubra com o resto do creme, polvilhe com parmezão ou farinha de rosca e ponha no forno médio para assar, até dourar.Quem gostar de uma comidinha mais puxada para o sal, basta dar uma temperada antes no frango, mas eu gosto dele com o tempero do creme, então deixo assim mesmo.Uma variação interessante é substituir a sopa de cebola e o milho por palmito… Fica bom demais também!


diva...

purê de batata incrementado!!!


Faça um pure de batatas comum, com manteiga e pouco leite e separe.Em seguida em outra panela faca um refogado com fgo desfiado, cebola, alho, tomate, palmito ( champignos, ervilha ou milho) e um pouco de creme de leite p/ quem gostar.Monte numa travessa o refogado primeiro e o pure de batatas em cima adicione queijo ( que eu nao coloquei dessa vez) e rodelas de tomate.Leve ao forno p/ dourar.A variacao com carne moida e cenoura, e calabresa tbem ficam perfeitas.eh so usar a criatividade. Eh rapidinho de fazer e eu servi essa madalena com saladinha de palmito e tomate com iogurte e arroz branco...


diva...

Cupcake de coco!!!


ingredientes:4 colheres sopa de manteiga - temp ambiente1 xicara de açucar 3 ovos 1 1/2 colher de cha de extrato de baunilha 1 1/2 colher de cha de extrato de amendoa 1 1/2 xicara de farinha de trigo 1 colher cha de fermento 1/2 xicara de leite 200g de coco seco raladoNa batedeira, a manteiga e o açucar ate ficar bem cremoso, depois os ovos(peinerado) um a um, adicione os extratos de baunilha e amendoa. Bata bem. Em uma tigela separada, coloque a farinha (peneirada) junto com o fermento e alternadamente va batendo com o leite. Coloque o coco (deixe um pouco para enfeitar - eu esqueci!)Ai é só colocar nas forminhas de cupcake e deixar assar, em forno pre-aquecido, por +-30 minutos.Eles ficam fofos e com um gostinho de amendoa delicioso. da proxima vez vou colocar pedaços de mendoas na massa, acho que vai ficar bem bom! ;)O Frosting é de cream-cheese e extrato de amendoa tb!


diva...

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

bolo de mandioca e queijo!!!!







BOLO DE MANDIOCA E QUEIJO (receita mineira) ? SABOR BRASILHoje aqui vai uma receita doce, mas também mais uma vez, não era esse a idéia inicial. Porém como a gente pensa que sabe das coisas e depois acaba descobrindo que tudo que sabíamos eram apenas meras suposições eis que eu outra vez mudei de idéia.Minha querida amiga Beth Gregório,moradora do litoral paulista anda dodói e se lamentando de que até a sua alma corre o grande risco de embolorar debaixo de tanta água que corre do céu e não exatamente da praia onde ela gosta de se dourar. E que não aguenta mais ver o seu lindo e ensolarado Guarujá pintado em cinza.Sabendo disso, então nesse belo domingo, eu me levantei com o firme propósito de enviar a ela um pouco da luz, da cor e do calor aqui do oeste paulista, já que desde a terça-feira passada temos tempo bom, sol, céu azul e calor.Como eu havia lhe prometido a receita de um bolo de mandioca que ficasse fofinho e flocado, parecendo ser todinho feito em coco, bem diferente do aqui postado anteriormente (bolo de macaxeira). Já que ela, moça prendada e viajada que é, me antecipou que aquele ela já conhecia. Achei por bem dar-lhe hoje esse presente.Parece até um pouco provocativo eu sei, com tantos lugares desse nosso Brasil se diluindo em baixo de tanta chuva. Mas é somente a minha maneira de desejar e ofertar a ela e a todos uma antecipação da primavera.Portanto queridos leitores compartilhem e sirvam-se também.....
BOLO DE MANDIOCA E QUEIJOIngredientes3 ovos2 xícaras (chá) de açúcar ? querendo menos doce use um pouquinho menos3 colheres (sopa) de manteiga ? por favor prefira a manteiga aqui, pode ser com sal1/2 xícara (chá) de queijo meia cura ralado ? pode-se usar o parmesão sim!1/2 xícara (chá) de leite3 xícaras (chá) de mandioca ralada na parte fina do ralador - aperte bem na xícara para medir
1 colher (sopa) de fermento em póModo de fazerColoque a mandioca sobre um pano fino e esprema muito bem, até ficar bem seca como se fosse coco ralado.Será muito mais fácil e o resultado muito melhor se esse processo for feito aos poucos. (você poderá observar melhor a maneira de espremê-la aqui). Depois de bem espremida, esfarele-a com um garfo e reserve.Na tigela da batedeira bata a manteiga com as gemas e o açúcar até ficar uma mistura leve e esbranquiçada. Se estiver difícil de bater, adicione 1 ou 2 colheres do leite (foi o que fiz).Junte a mandioca reservada, o leite e o queijo ralado, Bata somente para misturar. Adicione por fim o fermento e as claras batidas em neve com suavidade.Passe a massa para uma forma (essa tem aprox. 20 cm de diâmetro) muito bem untada com manteiga ou margarina e enfarinhada.E leve ao forno preaquecido na temperatura média, em torno dos 180º. E asse até dourar bem, cerca de 40 minutos. Teste inserindo um palito que deverá sair seco.Desenforme somente depois de totalmente frio.
A mandioca depois de bem espremida, deve ficar bem sequinha, como se fosse coco ralado.
Observações dessa cozinha:__ Eu usei uma forma de anel, mas meu hábito para esse bolo é usar uma assadeira retangular, por que às vezes ele é um pouco difícil de desenformar. Porém você poderá ainda usar uma assadeira redonda de fundo removível, poderá desenformar com maior facilidade.__ Use medidas padrão, xícaras de 240 ml__ A mandioca deve ficar bem sequinha, como se fosse coco fresco ralado.

diva...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

DELÍCIAS DA COZINHA MINEIRA!!!



A cozinha mineira encanta não somente porque é a mais característica do Brasil, mas sobretudo porque é feita de pratos ricos em sabor e cheios de histórias próprias. São histórias bem brasileiras que remontam à época dos escravos, o ciclo do ouro, das pedras preciosas e que nos falam de cidades importantes como Ouro Preto, Diamantina, Sabará e outras, onde se escreveram muitas páginas da história brasileira. A preparação desses pratos em ambientes modestos e com poucos recursos, termina por despertar um espírito criativo, seja nas misturas dos ingredientes, seja nos seus temperos, dando lugar assim a uma cozinha típica, muito rica e bem variada. O prato "feijão tropeiro", por exemplo, era feito pelos homens encarregados do transporte do ouro desde as minas até a capital do país e era justamente nas paradas feitas durante a viagem que eles preparavam este prato duma maneira bem simples. A cozinha mineira é toda baseada nos produtos de fundo de quintal, o porco, a galinha, o quiabo, a couve, o fubá. Por isso mesmo, é simples mas de um sabor inigualável e marcante. Está intimamente ligada à cultura do povo que a iniciou através das cozinheiras das grandes fazendas.A Cozinha Mineira seduz principalmente pelos aromas. E eles nunca saem da memória de quem já sentiu a cálida presença no olfato de um lombinho crepitando no forno, de um feijãozinho imerso em temperos, do torresmo saltando em pururuca numa velha travessa de ferro, da lingüiça que toma forma com seu principal tempero, a paciência , e onde as panelas agüentam horas sobre o calor para que as carnes se impregnem de sabores e liberem os aromas que calam fundo na memória de alguém que, algum dia, caminhou displicentemente pelas ruas de uma cidade do interior mineiro. Hoje, está disseminada em todo o país pela sua alta qualidade e sabor.


diva....

mouse de maracujá!!!


Quando estamos trabalhando, temos somente uma coisa na cabeça, “comida caseira para matar a fome”, essa é a palavra chave sobre o que é bom, e o que fácil de fazer, e junto com aquela comidinha básica, sempre vem as sobremesas.
As receitas de sobremesa variam na sua complexidade, isso quer dizer que você pode achar o que você quer de maneiras diferentes, fáceis e difíceis, veja algumas receitas:
Mouse de maracujá
2 caixas de gelatina de maracujá2 xícaras de água quente1/2 xícara de suco de maracujá2 xícaras de leite de vaca1 lata de leite condensado1 lata de creme de leite sem soro
Modo de preparo:Prepare a gelatina com a água quente. Depois é só bater todos os ingredientes no liquidificador e colocar numa travessa para gelarBrigadeiro
1 lata de leite condensado1 colher de sopa de margarina sem sal7 colheres de sopa de Nescau ou 4 colheres de sopa de chocolate em póChocolate granulado para fazer bolinhas
Modo de fazer:Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó. Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau. Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela. Deixe esfriar bem, então unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e envolva-as em chocolate granulado. As forminhas você encontra em qualquer supermercado


diva...
http://mundodesabores.com.br/receitas/pickles
http://mundodesabores.com.br/receitas/pickles

picles!!!!

Conteúdos para um vaso de 5 litros
(misturar os ingredientes de acordo com o espaço do recipiente)
Cenouras
Repoulho
Salsão
Nabos
Couve-flor
4 dentes de alho
2 xícaras de chá de sal
3 xícaras de chá de vinagre
Água

Modo de Preparo
Lave os legumes e corte os em pedaços médios
Inclusive os dentes de alho
Misture-os e coloque-os no vaso de 5 litros arrumados de uma maneira que cubra todo o espaço dentro do vaso
Despeje as 2 xícaras de sal por cima
Despeje as 3 xícaras de vinagre
Complete o vaso com água ate o gargalo
Feche e mantenha-o num lugar fresco sem contanto com o sol por duas semanas
Após estas duas semanas o picles caseiro está pronto para ser degustado
Sugestão: O melhor período para se fazer o picles caseiro é no inverno
Retire sempre o picles do vaso com uma colher limpa e longa tentando não ter contato as mãos com o suco do picles para não criar bolor
Ao servir regue o picles caseiro com azeite

diva....
http://temperomental.wordpress.com/enderecos-de-sites-de-receitas-em-portugues/

tomate seco


Ingredientes
Básico:
3 kilos de tomates
1 colher de sopa de sal
1/2 xícara de açúcar
Misturar o sal com açucar
Vinagre
tempero:
1 xícara de azeite
6 dentes de alho espremidos
1 colher de sobremesa de orégano
1 colher de sobremesa de sal
folhas de louro
pimenta a gosto



Modo de Preparo:
Corte os tomates ao meio e tire as sementes, coloque uma colherinha de café de vinagre em cada tomate cortado, polvilhe com sal e açúcar
Coloque-os no microondas com a pele para baixo e em refratário grande por 25 minutos e a cada 5 minutos jogue fora o excesso de água dos tomates, vire-os e deixe de 10 a 15 minutos (potência alta) ou até parar de sair água
Dica: Não coloque no micro os 3kg de tomates de uma só vez, coloque os tomates de modo a completar o prato do micro, um ao lado do outro
Após o micro, leve ao forno 200° C por 1/2 hora ou até que a pele fique um pouco seca
Desligue o forno
não retire do forno até que estejam totalmente frios
Obs: O Microondas é para acelerar o processo de desidratação do tomate, pois em forno comum levaria cerca de 6 horas
É aconselhavel depois do micro colocar em forno a gás só para dar uma secada na pele pois comida de micro nunca é igual ao de forno
Temperar com alho picado, folhas de louro, pimenta, azeite, misturar bem e colocar em vidros, complete com azeite até o topo e deixe descansar alguns dias
Rende mais ou menos 2 vidros (tipo maionese)


diva...

DESCRIÇÃO
O tomate seco tem sua origem no sul da Itália. Antigamente era comum encontrar cordões de tomate secando ao ar livre pendurados nos berais das casas. Na Califórnia, Estados Unidos, é possivel encontrar "sundried tomatoes" (tomates secos ao sol).Alguns chefs já tentaram produzir tomates secos no Brasil mas, mesmo nos lugares de clima mais quente o resultado não foi o esperado pois, durante o dia o ar é seco, mas à noite é excessivamente úmido. Como não estamos no sul da Itália nem na Califórnia, o jeito é fazer no forno de casa, utilizando uma rolha na porta do forno mantendo-a entreaberta para que o vapor possa escapar regulando, assim, o calor, evitando que os tomates assem demais ou queimem.


INGREDIENTES
2 kg de tomate rasteiro (tipo italiano maduro e firme)
1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de sal
1 xícara de chá de azeite de oliva
1 colher de sobremesa de orégano seco
6 dentes de alho fatiados
1 colher de sobremesa de manjericão seco
1 folha de louro
5 unidades de pimenta em grão



PASSO A PASSO
Leve bem os tomates. Corte-os no sentido do comprimento. Retire as sementes, lave e escorra bem.Misture o açúcar e o sal e esfregue bem a parte interna dos tomates com essa mistura. Arrume-os em uma assadeira com grelha com a parte côncava voltada para baixo e deixe escorrer por 1 hora. Descarte o líquido. Arrume-os sobre a grelha com a parte côncava voltada para cima e leve para assar em forno 200º por 1 hora com uma rolha na porta, para regular a temperatura do forno. Procedendo dessa forma tomates não ficarão excessivamente assados e sim desidratados. Retire do forno, e se houver líquido no fundo da assadeira, despreze-o. Vire os tomates e volte ao forno por mais 1 hora. Desligue e deixe esfriar dentro do forno.
Passe os tomates secos para o vidro onde irá guardá-los.Misture o azeite, orégano, alho, manjericão, louro e a pimenta em grão. Cubra os tomates às colheradas e guarde-os na geladeira, tampados, por pelo menos 12 horas antes de servir.



SUGESTÕES, ACOMPANHAMENTOS, DICAS E ETC
Mozzarella de búfala e manjericão frescoPresunto de ParmaPão italiano


diva...

tomate seco!!


Tomate SecoEu havia comentado aqui com a comadre Katita que eu prefiro comprar o tomate seco sem tempero para só então temperá-lo ao meu gosto. Ela citou a dificuldade de se fazer o tomate seco no processo todo e realmente, dá um trabalhão dos infernos fazer a secagem, perde-se um tempo imenso e o rendimento é baixíssimo. Fora o custo altíssimo - horas de gás, baixo aproveitamento do tomate e o custo dos ingredientes para temperá-lo, que devem ser de excelente qualidade, a começar pelo azeite.Enfim, dá trabalho e por isso mesmo você sempre se espanta com o preço cobrado pelo quilo. É caro, mas quase sempre é justo.Ontem eu estive no Mercadão e comprei dois pacote do tomate seco, a seis pilas cada um. O rendimento é grande, e teve custo final (já contando azeite) de uns R$ 18,00 - uma pechincha por essa quantidade.O tomate vem sequinho, é hidratado em água quente e depois bem escorrido. Vai para o tempero que você quiser - eu usei azeite, manjericão e orégano secos, uma folhinha de louro, sal e pouquinha pimenta calabresa. Depois de temperado pode ficar em vidro bem fechado na geladeira e ser usado no que você quiser - antepasto, massas, risotos.


diva...
http://www.guiademidia.com.br/sites/gastronomia.htm
http://www.receitassimples.com.br/
http://maisvoce.globo.com/
http://www.sitesmaisuteis.pt/culinaria_receitas_gastronomia.php

500g de camarão grande limpo
300g de macarrão farfallone (gravatinha)
300ml de vinho branco de boa qualidade ( sugiro Sauvignon Blanc)
1 abobrinha italiana picada em cubos
1 cebola média picada
4 dentes de alho picados
manjericão a gosto ( a gosto)
1 cubo de caldo de legumes
pimenta -do -reino a gosto
suco de 2 limões
sal a gosto
cheiro verde a gosto
uma colher de sopa de manteiga ou 3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 lata de creme de leite fresco ou uma lata de creme de leite light


Modo de Preparo:
Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem
Enquanto isso prepare o molho
Lave os camarões e tempere com sal, limão e pimenta
Cozinhe a abobrinha levemente, no ponto que ela fique aldente ( meio durinha)
Numa panela ou frigideira grande coloque o azeite e doure levemente a cebola e o alho
Acrescente o vinho deixe cozinhar por aproximadamente 4 minutos em fogo médio dissolvendo o cubo de caldo de legumes
Coloque o creme de leite e mexa bem
Ponha os camarões e deixe cozinhar por aproximadamente 7 minutos
Misture a abobrinha nesse molho
Acerte o sal e salpique cheiro verde e o manjericão
Jogue esse molho sobre o macarrão e sirva
Informações Adicionais
As opções de ingredientes é para deixar a receita mais magrinha. A receita é deliciosa, com sabor sofisticado. Gosto de alertar para que seja usado vinho de boa qualidade, senão a receita fica horrível, amarga. Vinho bom para cozinhar custa mais de R$ 20,00.


diva...






http://www.livrodereceitas.com/
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/71531-macarrao-ao-molho-de-camarao-e-vinho-branco.html

diversos molhos para macarrão(receitas italianas)!!

http://mlemmi.multiply.com/recipes/item/8

Diversos Molhos para Macarrão (receitas italianas)
Dec 5, '05 9:22 PMfor everyone
Category:

Pasta
Description:Receita indicada por: Helena LozzaIngredients:MOLHO DE CARNE E TOMATES: (Salsa di Carne al Pomodoro, usado para espaguete, lasanha, etc).Este molho leva cerca de 4 horas e meia para ficar pronto, mas recomendo, pois e uma delicia. Eu costumo fazer grande quantidade e uso durante a semana em diferentes pratos. Use uma panela pesada com tampa que fique bem fechada.- Aqueça 1/4 de xícara de azeite de oliva e doure 1/2 xícara de cebola picada (um tamanho médio ). - Limpe com um pano úmido e acrescente, mexendo ocasionalmente, 250 gramas de carne de gado macia e 250 gramas de carne de porco macia (ambas picadas), ate que doure bem. - Adicione lentamente uma mistura de 7 xícaras de tomates (quantidade líquida), batidos no liquidificador e peneirados, 1 colher de sal e 1 folha de louro.- Tampe a panela e cozinhe em fogo muito baixo por cerca de 2 horas e meia.- Acrescente 3/4 de xícara de massa de tomates e cozinhe, sem a tampa da panela, mexendo ocasionalmente, por cerca de 2 horas, ou ate que engrosse. Se o molho se tornar muito grosso, acrescente 1/2 xícara de água.- Remova a folha de louro do molho. Sirva com espaguete ou como desejar.MOLHO MARINARA:- Aqueça numa frigideira grande, 1/2 xícara de azeite de oliva.- acrescente e doure 2 dentes de alho médios, em fatias.- acrescente lentamente, mexendo constantemente, uma mistura de 3 1/2 xícaras de tomates, passados no processador ou batidos no liquidificador e peneirados, 1 1/4 colheres de chá de sal, 1 colher de chá de orégano, 1/4 colher de chá de salsinha e 1/8 de colher de chá de pimenta do reino.- cozinhe em fogo médio/alto sem a tampa por aproximadamente 15 minutos ou ate engrossar. Mexa ocasionalmente. Se o molho ficar muito grosso, acrescente 1/4 a 1/2 xícara de água. Sirva sobre espaguete ou linguine.MOLHO DE MANTEIGA E ALHO: (SALSA AL BURRO E ALHO)- aqueça na frigideira 3/4 de xícara de manteiga ou margarina.- acrescente e cozinhe ate dourar, 2 dentes de alho, em fatias finas.- acrescente lentamente 1/4 xícara de água + 1/2 colher de chá de salsinha picada. - cozinhe por cerca de 10 minutos. Sirva com espaguete.MOLHO DE MANTEIGA E QUEIJO: (SALSA COM BURRO E FORMAGGIO)- siga a receita anterior (molho de manteiga e alho), omita o alho. misture a o molho com espaguete e coloque 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado por cima.Directions:Estas receitas foram tiradas do livro The Italian Cookbook, edição de 1954, publicado pela Editora Culinary Arts Institute, Chicago, Illinois 60616, o qual pertence à avó do meu marido, que nasceu em Roma.

diva...

Aperitivo de mini batata assada com ervas!!!


Lavei as batatas (que eram algo entre as bolinhas e as médias) e cortei todas ao meio. Coloquei-as numa assadeira de teflon e temperei com sal grosso, pimenta calabresa e ervas frescas - alecrim, sálvia, tomilho e orégano - e duas colheradas de manteiga da boa. Cobri com papel alumínio, levei ao forno e deixei que assassem rapidamente até que estivessem macias e firmes. Depois, foi só retirar o alumínio e deixar que elas ficassem beeem douradinhas (nessa etapa é bom usar uma escumadeira para dar uma mexida nas batatinhas de modos que todas dourem por igual).Saindo do forno, as batatinhas foram para o papel absorvente apenas para eliminar o bocadinho de manteiga que elas ainda tinham. Pra finalizar, foi só arrumá-las numa travessa, dispôr sobre cada uma pedaços de presunto defumado (que pode ser o cru, o normal, ou salame, ou copa, ou lombinho, ou salmão defumado, ou peito de peru, ou o que te der na telha), colocar por cima uma colheradinha (de café) de cream cheese e finalmente terminar com o orégano fresco e um palitinho pra arrematar tudo.
do rainhas...


DIVA...

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

www.receitasculinariasgratis.com.br/

Dicas e Segredos para Massa com fermento biológico!!!

Nunca coloque toda a farinha pedida na receita, dependendo da temperatura e umidade do dia, do tamanho dos ovos, e da qualidade da farinha essa quantidade pode ser excessiva tornando a massa firme demais(dura).
As mãos úmidas ou cheias de massa também podem confundir e dar a impressão que está faltando farinha no pão, mas , basta estar com as mãos limpas, bem secas e principalmente totalmente enfarinhadas, que você vai notar a diferença nas próximas massas que fizer.
Para iniciar uma massa, devemos inclusive começar a mexer com um garfo, e depois que passarmos para uma superfície enfarinhada uma espátula envolta em farinha é melhor, deixe para usar as mãos enfarinhadas, é claro só mesmo no final de sovar.
Quando for usar as mãos, aqueça as mesmas com água morna e enxugue, pois elas já começam a ajudar no processo de crescimento da massa.
A água ou leite que é pedido geralmente morno, deve ter uma temperatura quase fria, nunca passando da temperatura do leite que damos aos bebês, pois se estiver um pouquinho mais quente ele destrói o fermento, e consequentemente a massa não vai crescer.
Coloque sempre um pouco de açúcar , mesmo nas massas salgadas, ela ajuda a crescer e deixa a massa com cor mais bonita.
Salvo algumas receitas , e nessas está especificado, os ingredientes para massas com fermento de pão (fermento biológico) , devem estar sempre em temperatura ambientes, como os ovos, margarina, etc...
Para crescer a massa, coloque-a em lugar fechado, sem vento e aquecido.
Pode ser em forno comum já morno, mas com o fogo apagado, ou no microondas, nesse caso coloque a massa em vasilha tampada, ligue o microondas na temperatura mais baixa, e ligue por 3 minutos. Após desligar, deixe dentro do microondas + 10 minutos e a massa já estará crescida, se a massa for bem leve, nesses 3 minutos já cresce.
Sempre tampe a massa para crescer, com a tampa hermética da vasilha, ou um pano ou em saco plástico, que é excelente.
O velho truque da vovó, para saber se a massa está crescida, funciona sim, mas a bolinha de massa que se põe num copo de água, deve estar no mesmo ambiente em que a massa estiver crescendo, ex.: se a massa crescer no forno comum, o copo com a bolinha de massa tem que estar também dentro do forno. E a massa estará no ponto, quando a bolinha subir à superfície.
Outra maneira de ver se a massa está crescida o suficiente, é introduzir o dedo 1 cm na massa, se ficar marca , a massa está pronta.
Unte as fomas com margarina ou manteiga onde for assar e polvilhe farinha de trigo, assim fica mais fácil removê-los.
Se for assar em um Marinex de vidro use uma temperatura mais baixa no forno, fazendo até economia.
Caso a massa doure muito rápido, termine de assar coberto com papel alumínio,sem apertar, sempre com a parte brilhante voltada para o alimento.
Não deixe a massa esfriar na forma, coloque em uma grade para que respire , senão o fundo fica mole e úmido.

diva...

frango com quiabo!!

Frango com Quiabo
AC_FL_RunContent( 'codebase','http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash.cab#version=7,0,19,0','width','300','height','233','src','tupperware/banner_receita3','quality','high','pluginspage','http://www.macromedia.com/go/getflashplayer','wmode','transparent','movie','tupperware/banner_receita3' ); //end AC code
Especiais

Quiabo:1 kg de quiabo1 xícara (chá) de óleo Frango:1 frango inteiro, cortado em pedaços3 dentes de alho amassadosSuco de 1 limão1 colher (sobremesa) de colorauSal a gosto2 colheres (sopa) de óleo1 cebola grande bem picadinha2 tomates sem pele e sem sementes picados1 tablete de caldo de galinha3 xícaras de água ferventeCheiro verde a gostoAngu: 2 xícaras (chá) de fubá4 xícaras (chá) de água quenteLave o quiabo e seque com um pano, deixando-o bem sequinho. Corte-o em pedaços grandes. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o quiabo até que não tenha mais nenhuma baba. Mexa de vez em quando, com cuidado para o quiabo não desmanchar. Reserve. Tempere o frango com o alho amassados, o suco de limão, o colorau e o sal. Deixe marinar na geladeira por, aproximadamente, 30 minutos. Em uma panela, aqueça o óleo e doure a cebola. Junte o frango, o tomate e o tablete de caldo de galinha. Deixe fritar muito bem. Junte a água fervente. Corrija o sal, se necessário, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semi-tampada por cerca de 20 minutos ou até que o frango esteja bem macio. Junte o quiabo reservado e deixe apurar até que fique encorpado. Se estiver com muito caldo, aumente o fogo e deixe secar um pouco mais. Pro fim, misture o cheiro verde. Prepare o angu. Em uma panela, coloque o fubá em uma panela e dissolva com um pouco de água fria. Leve ao fogo alto e, mexendo sempre, junte a água quente. Quando o angu começar a grudar no fundo da panela, reduza o fogo ao mínimo, continue o cozimento mexendo sempre, até o angu se desprender, tire do fogo e coloque imediatamente em uma tigela. Sirva o frango com o angu. Rendimento: 6 porçõesTempo de Preparo: 120 minutos Grau de Dificuldade: Moderado

diva...

bicho de pé!!


Ingredientes: 1 envelope de Gelatina em Folhas Vermelha Dr. Oetker (eu uso apenas 1 folha por receita, acho que fica mais saboroso)1 lata de leite condensado1 colhar de sopa de margarina1 gema de ovoaçúcar cristalPreparo:Umedeça a Gelatina em Folhas Vermelha Dr. Oetker conforme as instruções da embalagem e reserve. Em uma panela, junte o leite condensado, a margarina, a gema peneirada e a gelatina dissolvida conforme as instruções da embalagem. Leve ao fogo mexendo sempre até dar o ponto de desgrudar da panela. Despeje em um prato untado com margarina e deixe esfriar (o de alumínio esfria mais rápido que o de vidro). Enrole e passe no açúcar cristal. Coloque em forminhas de papel e sirva. Eu coloco cravo para enfeitar e dar um cheirinho.Também já usei a mesma receita substituindo a gelatina por polpa de maracujá (cuidado para não deixar a massa muito líquida) e raspas de limão, ao invés do cravo decorativo coloquei semente de maracujá natural.


DIVA...

Despensa básica!!!

É conveniente ter alguns alimentos básicos estocados em casa pois você evita idas freqüentes ao supermercado, economiza tempo, além de ser muito cômodo ter à mão os ingredientes para preparar receitas de última hora, para uma visita inesperada. Porém estoque apenas os alimentos que costuma utilizar pelo menos uma vez por mês para evitar mau uso do seu espaço. A seguir, será apresentada uma sugestão de lista de compras para ajudar na sua escolha. COMPRAS MENSAIS:- ALIMENTOS SECOS (depois de abertos, devem ser acondicionados em recipientes fechados, em lugar seco e arejado, sem exposição ao sol)açúcar e adoçantefarinha de trigofarinha de roscafarinha de mandiocaamido de milho MAIZENA®arrozfeijãomacarrãofermento em pósal temperoscaféchocolate em póbiscoitos e salgadinhos...
- LATARIAS E CONSERVAS (que podem ser armazenados por meses, de acordo com a validade)maionese HELLMANN'Sextrato de tomate ELEFANTE polpa de tomate POMODOROmolho pronto KNORRervilha em conservamilho em conservaleite de cocoazeitonaatumpalmitocogumelos em conservacaldos KNORRvinagreóleoazeitegeléialeite alimento à base de soja ADEScreme de leitebebidas em geral- PRODUTOS DE LIMPEZA E DESCARTÁVEISguardanapossacos plásticos para congelamento e guardar alimentospapel toalhapapel-alumínio filme plásticopalitossacos de lixodetergenteesponja de limpeza

COMPRAS SEMANAIS:margarina DORIANAqueijosfriossuco de frutaovoscarnes cebola e alho limãofrutas legumes e verduraspãoDICAS PARA BOAS COMPRAS E ESTOCAGEM CORRETA- Nunca vá ao supermercado com fome: você vai acabar comprando mais do que precisa.- Verifique sempre a data de validade dos produtos.- Não compre produtos que apresentem embalagens danificadas, estufadas e sujas, nem latarias amassadas e enferrujadas.- Frutas e legumes: compre os da safra do momento pois são mais saborosos e mais baratos.- Compre quantidades que realmente vai consumir, não se entusiasme só porque o preço vale a pena.- Todos os alimentos conservados na geladeira têm validade pequena: lembre-se disso ao comprar.- Quando fizer compras, pegue os alimentos refrigerados (perecíveis) por último e leve rapidamente para casa. Se possível, utilize uma bolsa térmica para manter a temperatura.- Na geladeira, as embalagens com carne crua devem ser colocadas em pratos para evitar que escorram eventualmente sobre outros alimentos.- Guarde as verduras na geladeira em sacos plásticos fechados, depois de retirar as folhas murchas.- Não guarde alimentos enlatados abertos dentro da lata. Coloque as sobras em recipientes com tampa e guarde na geladeira.- Nunca estoque produtos de limpeza junto com alimentos.

divaonline!!!

cuidados especiais na cozinha!!!

Importância da alimentação
Uma alimentação equilibrada é aquela que atende às necessidades corretas em quantidade e qualidade dos alimentos. Eles são os veículos que fornecem os nutrientes essenciais para o metabolismo e funcionamento do organismo. Nutrientes são substâncias que desempenham 3 funções básicas: construtora, energética e reguladora, e são os seguintes:PROTEÍNAS - de função construtora, são constituídas de aminoácidos, responsáveis pela formação e renovação de todas as células do organismo. São encontradas essencialmente em todos os tipos de carnes, aves e peixes, ovos, leite e derivados. CARBOIDRATOS - de função energética, são os nutrientes que fornecem a energia necessária para o funcionamento do corpo humano, incluindo as necessidades metabólicas (respiração, circulação sanguínea) e atividades físicas. São encontrados essencialmente nos cereais, leguminosas, massas, açúcar, farinhas e amidos. GORDURAS - também de função energética, são os nutrientes que fornecem maior quantidade calórica ao organismo. As fontes podem ser de origem animal (carnes, manteiga) ou vegetal (óleo, azeite, margarina). VITAMINAS E SAIS MINERAIS - exercem a função reguladora no organismo e são essenciais em todas as reações metabólicas. São encontrados essencialmente nas frutas e hortaliças.Também é importante o consumo da FIBRA ALIMENTAR, encontrada nos legumes e frutas, para o bom funcionamento intestinal, e da ÁGUA , que constitui 70% do corpo humano.A alimentação correta consiste em consumir diariamente alimentos que forneçam todos os nutrientes, na proporção adequada, que atenda às necessidades nutricionais de cada indivíduo de acordo com a idade, sexo, metabolismo e atividades físicas.Não existe alimento completo que forneça todos os nutrientes necessários ao organismo (com exceção do leite materno). Portanto, é necessário consumir vários alimentos, combinados harmonicamente em cada refeição.
PIRÂMIDE ALIMENTARA Pirâmide Alimentar apresenta 8 grupos de alimentos divididos conforme seu nutriente principal e devidamente distribuídos de acordo com a quantidade em que devem entrar na alimentação diária. A partir da base, que representa o grupo que deve ser consumido em maior quantidade, até o topo, com os alimentos que devem entrar em pequena quantidade.É importante lembrar que juntos os grupos de alimentos fornecem uma alimentação balanceada e que nenhum é menos importante que outro, mesmo que seja necessário em menor quantidade que os demais.

divaonline!!!
Enxoval de cozinha
A cozinha é o ambiente que merece uma dedicação especial. Afinal, cozinhar é uma arte e requer técnicas e ferramentas corretas, para facilitar o desempenho e conseguir bons resultados. Nestas condições, a cozinha se tornará o lugar mais simpático e gostoso da casa. Abaixo estão listados os utensílios e eletrodomésticos básicos para desenvolver uma culinária trivial. Alguns itens são apresentados como "opcionais", já que não são tão importantes neste momento.Panelas em geral
1 jogo de panelas (1 pequena, 2 médias, 2 grandes, 1 leiteira e 1 chaleira)
1 panela de pressão
1 caçarola funda grande (caldeirão)
2 frigideiras (média e pequena)
1 omeleteira (opcional)
1 panquequeira (opcional)
1 conjunto para fondue (opcional)Fôrmas
2 fôrmas de furo central (pequena e grande) para pudim e bolo
2 fôrmas para bolo
1 fôrma para pizza
1 fôrma de fundo desmontável para tortas
1 fôrma refratária especial para suflê (funda, com paredes retas)
3 assadeiras (pequena, média e grande)
25 fôrmas pequenas para empadas (opcional)
Faqueiro
1 jogo de facas de cozinha (aço inoxidável)
1 faca serrilhada para pão
1 espátula para manuseio de panquecas e omeletes
1 pá para cortar bolos e tortas
2 conchas (pequena e grande)
1 escumadeira
1 colher grande para arroz
1 faqueiro simples (uso diário)
2 pegadores de saladas e massas
6 colheres de cabo comprido para coquetéis e vitaminas
1 quebrador de nozes
1 pegador de sorveteTravessas, tigelas e refratários
3 tigelas de louça ou de vidro refratário com tampa (pequena, média e grande)
3 travessas rasas (pequena, média e grande)
2 tigelas de vidro (média e grande) para musse, gelatina e salada de frutas
6 taças individuais para sorvete e doces
1 compoteira (média) com tampa
2 refratários pequenos (redondo e oval)
2 refratários médios (retangular e oval)
2 refratários grandes (retangular e oval)
6 tigelas individuais refratárias
1 aparelho de almoço e jantar (para uso diário)
1 aparelho de café simples (para uso diário)
2 pratos grandes, para bolos e tortasCopos
conjunto de copos grandes para água, suco, refrigerante e vitaminas
conjunto de copos especiais para uísque, vinhos, champanhe
conjunto de cálices para licor, vinho do porto e vermute

Utensílios para bar
1 saca-rolhas
1 copo medidor graduado
2 bandejas para gelo
1 medidor de bebidas destiladas
1 colher para misturar bebidas
6 colheres de cabo comprido (para coquetéis e vitaminas)
1 balde para gelo
1 pegador de gelo
1 coqueteleiraUtensílios em geral
1 ralador de quatro faces
1 espremedor de batata
1 espremedor de alho
1 espremedor de limão
1 descascador de legumes
4 colheres de borracha resistente ao calor
1 espátula
1 pão-duro (espátula de borracha)
3 peneiras (pequena, média e grande)
1 batedor de arame (para ovos e cremes)
1 batedor para amaciar carnes
1 trinchador de aves
1 tesoura de uso geral
1 rolo de massas
2 tábuas (média e grande)
1 escorredor de arroz
1 escorredor de massas
1 abridor de latas e de garrafas
1 espremedor de frutas
2 bacias
1 jogo de recipientes para mantimentos
1 pincel chato (tamanho médio)
1 saco e bicos de confeitar
1 jogo de cortadores de biscoitos
1 conjunto de medidores de xícara
1 conjunto de medidores de colher
1 balança de cozinha
1 suporte para coador de café
2 bandejas
1 petisqueira
2 jarras (para água e sucos)
1 garrafa térmica
1 porta-guardanapo
1 galheteiro
1 escorredor de pratos
1 avental
6 panos de prato
2 pegadores de panela
Eletrodomésticos
Geladeira
Freezer (opcional)
Fogão
Exaustor (opcional)
Forno de microondas
Liqüidificador
Batedeira
Lava-louças (opcional)
Centrífuga (opcional)
Cafeteira elétrica (opcional)
Espremedor de frutas elétrico (opcional)
Faca elétrica (opcional)
Torradeira
Sanduicheira (opcional)

divaonline!!!
tudo de bom!!!

cuidados especiais na cozinha!!!

TAMANHOS DE FÔRMAS E ASSADEIRASPequenas: Quadradas - apresentam em média 20 cm de lado.Retangulares - apresentam em média 18 cm x 24 cm de lado.Redondas - apresentam em média 20 cm de diâmetro.Médias: Retangulares - apresentam em média 22 cm x 32 cm de lado.Redondas - apresentam em média 22 cm de diâmetro.Grandes:Retangulares - apresentam mais de 24 cm de lado.Redondas - apresentam mais de 23 cm de diâmetro.

divaonline!!!
tudo de bom!!!

cuidados especiais na cozinha!!!

QUANTIDADE CORRETA DOS INGREDIENTESMedidas usadas nas receitas:1 xícara (chá) = 240 mlmeia xícara (chá) = 120 ml = 8 colheres (sopa)1 colher (sopa) = 15 ml1 colher (chá) = 5 mMEDINDO COM PRECISÃOLíquidos:Complete a xícara ou colher até a borda, sem deixar transbordar.Ingredientes sólidos (farinha de trigo, açúcar, chocolate, etc.):Coloque nas medidas indicadas com cuidado, usando uma colher, até encher por completo e sacudindo levemente a medida para que o ingrediente fique uniforme.Com uma faca, alise a superfície para retirar o excesso e utilizar a medida rasada.Quando indicado na receita, o ingrediente deve ser peneirado depois de medido.Margarina:Coloque nas medidas indicadas, pressionando com as costas de uma colher, para evitar a formação de bolhas no interior.Com uma faca, alise a superfície para retirar o excesso e utilizar a medida rasada.

divaonline!!!

cuidados especiais na cozinha!!!

Cuidados especiais dentro da cozinha
REGRAS DE HIGIENELave bem as mãos, antes e depois de manipular os alimentos. Coloque um avental e prenda os cabelos.Lave diariamente os panos e substitua a esponja semanalmente.Utilize panos diferentes para secar utensílios e secar as mãos.Tenha uma tesoura para uso exclusivo na cozinha. A regra serve para qualquer outro utensílio.Não descongele alimentos sobre a pia ou outro lugar à temperatura ambiente, que é adequada para o desenvolvimento de bactérias. Descongele no forno de microondas ou na parte inferior da geladeira.Mantenha sempre coberto os alimentos que não estiver manipulando para evitar o acesso de insetos.Lave sempre a tábua e a faca depois do uso e antes de utilizar para outro alimento.Coloque as sobras de alimentos dentro de recipientes fechados, logo após a refeição e guarde na geladeira.Tenha uma tábua somente para carnes e outra para frutas e legumes.REGRAS PARA PREPARAR UMA RECEITAEm primeiro lugar, leia a receita inteira do começo ao fim.Separe todos os ingredientes, utensílios e fôrmas, antes de iniciar.Respeite a quantidade indicada dos ingredientes e o tamanho das fôrmas.Siga as etapas da receita na seqüência determinada.

divaonline!!!

faça arroz soltinho!!!

Arroz
Esse cereal é um dos alimentos mais antigos da humanidade. Atualmente faz parte da alimentação diária de grande parte da população em todo o mundo. Por ser um alimento neutro que combina com a maioria dos temperos e demais ingredientes, é um acompanhamento indispensável na maioria dos cardápios. Passa a ser o componente principal de pratos únicos, quando preparado com carnes e vegetais. Versátil e simples de fazer, pode ser utilizado em pratos salgados e doces, quentes e frios no caso de saladas, recheios e como ingrediente básico na preparação de diversos pratos regionais. De fácil digestão e rico em carboidratos, é uma fonte de energia para o organismo. PRINCIPAIS TIPOS: O mercado oferece vários tipos (beneficiado ou integral) que são classificados segundo o tamanho dos grãos. Portanto, saiba qual é o mais adequado para cada uso: -Grão curto - o grão é curto e largo, de coloração esbranquiçada, o que significa ser mais novo, e fica empapado com mais facilidade depois de cozido; é usado tradicionalmente em pratos doces. -Grão médio - o grão é curto de cor menos esbranquiçada que o anterior; é uma variedade de arroz italiano (tipo arbório) que fica com consistência cremosa depois de cozido; ideal para preparar risotos. -Grão longo - o grão é longo e fino, de coloração perolada e translúcida. Depois de cozido fica com uma consistência leve e macia, além de bem soltinho. É utilizado na maioria dos pratos salgados. -Parboilizado - passa por um processo em vapor de alta pressão e conserva maior quantidade de nutrientes; não precisa ser lavado antes da preparação; os grãos ficam inteiros e bem soltinhos. -Integral - proporciona maior quantidade de vitaminas e minerais do que o beneficiado. Por ter uma consistência mais dura, demora mais tempo para cozinhar.

divaonline!!!

grão de bico!!

Grão-de-bico
O grão-de-bico é uma leguminosa que apresenta grãos arredondados. Muito utilizado na culinária da Índia, Oriente Médio, Grécia e Espanha, é servido em cozidos, sopas, saladas ou em forma de purê. É rico em carboidratos e contém proteínas, sais minerais como cálcio, ferro e fósforo, vitaminas A e do complexo B. Além disso, possui alta taxa de fibras que facilitam o funcionamento do intestino. COMO ESCOLHER O grão-de-bico é vendido solto ou em embalagens de plástico. Verifique se os grãos não têm manchas brancas ou furinhos, já que isso são sinais de presença de caruncho. Se estiver muito enrugado e apresentar uma cor alaranjada é sinal de que está velho. COMO CONSERVAR Como toda leguminosa, o grão-de-bico cru pode ser conservado em recipiente fechado, em lugar arejado e sem umidade.O grão-de-bico cozido pode durar até uma semana na geladeira, desde que cozido sem temperos e acondicionado em recipiente bem fechado. Quando for utilizar, retire apenas a quantidade necessária e prepare conforme a receita escolhida. COMO PREPARAR Escolha os grãos inteiros, eliminando os manchados, com furinhos ou sujeira. Lave sob água corrente, esfregando com as mãos. Deixe escorrer e coloque de molho em uma vasilha com água suficiente para cobri-lo, até o dia seguinte.Caso não seja possível deixar de molho de véspera, faça o seguinte para apressar o cozimento: ferva 3 xícaras (chá) de água, junte 1 xícara (chá) de grão-de-bico e deixe ferver por 2 minutos. Retire do fogo, tampe e deixe descansar por 1 hora. Cozinhe com a mesma água até ficar macio.Se a receita necessitar a retirada da casca, faça-o depois que ficou de molho, esfregando os grãos entre os dedos.

divaonline!!!tudo de bom...

tudo sobre cozinha!!

Legumes e verduras
Os legumes e as verduras pertencem ao grupo das HORTALIÇAS que representa as partes comestíveis das plantas cultivadas em horta, sejam folhas, caules, raízes, flores, frutos, tubérculos ou sementes, consumidos sob a forma natural crua ou após um processo de cozimento. São alimentos essenciais na composição do cardápio diário, em termos de conferir sabor e de agregar valor nutricional. Além de serem as maiores fontes de vitaminas e sais minerais, contribuem para o bom funcionamento do intestino. Devem ser incluídos diariamente na alimentação, em porções de alimento cru e de cozido. Devido a versatilidade desse grupo, esses alimentos podem aparecer em diferentes preparações como suflês, tortas, recheios, cozidos, molhos e outra infinidade de pratos. CLASSIFICAÇÃO Devido à grande quantidade de hortaliças, a sua classificação pode ser feita de várias maneiras: quanto à cor ou quanto à parte comestível da planta. De maneira geral, as hortaliças consumidas cruas são chamadas de verduras e incluem todas as folhas (alface, agrião, rúcula, escarola, espinafre, etc.) que são ricas em vitaminas e sais minerais (ferro, cálcio). Vale lembrar que algumas também são fontes de vitamina C, desde que consumidas cruas. Os legumes geralmente são consumidos cozidos mas podem ser consumidos crus (como a cenoura, a beterraba, salsão). COMO ESCOLHER Compre sempre legumes e verduras de boa procedência e aparência. As verduras devem ter folhas inteiras, frescas e sem manchas. Os legumes que são consumidos cozidos também devem apresentar bom aspecto, inteiros, firmes, limpos, de superfície lisa, sem manchas ou indícios de perfurações por insetos. Compre preferencialmente as verduras e legumes da safra, pois estarão em melhores condições para consumo, além de estar com preço mais acessível.

divaonline!!!tudo de bom...

Virado à Paulista!!!


Ingredientes
1 xícara (chá) de feijão mulatinho5 xícaras (chá) de água fervente2 cubos de caldo de bacon e louro KNORR1 xícara (chá) de farinha de milho amarelamolho de pimenta KNORRCICA a gosto
Modo de Preparo
1- Em uma tigela, coloque o feijão e cubra com água fria. Reserve por 1 hora.2- Em uma panela de pressão, coloque a água fervente e dissolva os cubos de caldo de bacon e louro KNORR. Junte o feijão, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos em fogo médio, contados a partir do início da pressão. Retire a panela do fogo e reserve até sair todo o vapor.3- Em uma panela grande, coloque o feijão cozido e o caldo do cozimento e leve ao fogo médio até começar a ferver.4- Adicione a farinha aos poucos, mexendo sempre até obter uma mistura pastosa. 5- Coloque a pimenta e misture. Sirva em seguida.
VARIAÇÕESSe desejar, salpique coentro picado no preparo.Se preferir, substitua o feijão mulatinho por feijão roxinho. DICASirva com couve manteiga picada e refogada


diva...